O governo Reinaldo Azambuja (PSDB) disse que vai se manter neutro nas cidades em que o PSDB estiver disputando as eleições majoritária do ano que vem.
"Nós temos que manter o diálogo com os aliados, mas em alguns lugares vai ser impossível até porque você vai respeitar a vontade local. Então tem lugar que não vão conseguir juntar no palanque quem nos acompanhou em 2018. Aí o que vai ter nosso a neutralidade", disse o chefe do Executivo estadual, durante o Encontro de Presidentes dos Diretórios Municipais do PSDB, que acontece no diretório municipal do partido, na região leste de Campo Grande.
Conforme o partido, este será o primeiro encontro, visando troca de experiências, capacitação e fortalecimento da legenda para as eleições do próximo ano. Serão debatidos os novos rumos do partido e o posicionamento diante do atual cenário político brasileiro.
A cidade de Dourados, segundo maior colégio eleitoral de Mato Grosso do Sul, vai sofrer com essa neutralidade. Já que o deputado estadual Marçal Filho é pré-candidato à prefeitura e o líder do governo na Assembleia, deputado José Carlos Barbosa (DEM) também pleiteia o mesmo cargo.
Na Capital talvez haja essa possibilidade de uma neutralidade. Caso o acordo entre o prefeito de Campo Grande Marcos Trad (PSD) com o governador não vingue.
Nas eleições de 2018 houve esse acordo de que Trad apoiaria Azambuja para a reeleição e nas eleições de 2020 receberia apoio do governador.
EVENTO
Com presença de lideranças nacionais, o PSDB de Mato Grosso do Sul realiza, nesta sexta-feira (19), o Encontro de Presidentes dos Diretórios Municipais da sigla. O evento dá largada rumo às eleições de 2020 e será realizado no Diretório Estadual, em Campo Grande.
Conforme o partido, este será o primeiro encontro, visando troca de experiências, capacitação e fortalecimento da legenda para as eleições do próximo ano. Serão debatidos os novos rumos do partido e o posicionamento diante do atual cenário político brasileiro.
Entre os participantes estão o governador do Estado, o presidente nacional do Instituto Teotônio Vilela (ITV), que é o centro de estudos e formação política do partido, Pedro Cunha Lima e o o consultor em Marketing Político Eleitoral Fabrício Moser.
Na ocasião, Azambuja apresentará o painel “PSDB MS e o jeito tucano de governar”, em que irá falar da gestão à frente do governo, da experiência de reeleição e do papel do partido, às 11h.
Por conta do fim das coligações proporcionais, que serão o diferencial nas eleições 2020, o advogado Ary Raghiant Neto foi convidado para falar sobre as novas regras da legislação eleitoral.
Também participarão do evento os deputados federais Beto Pereira, Rose Modesto e Bia Cavassa, além dos presidentes municipais do partido, deputados estaduais, prefeitos, vices e vereadores, entre outras lideranças.