Logo Correio do Estado

LIBERTADORES Grêmio faz jogo pelas oitavas com o Libertad Gaúchos querem ter tranquilidade na partida de volta 25 JUL 2019 • POR AGÊNCIAS • 12h00

Jogando pelas oitavas de final, o Grêmio começa a decidir hoje a passagem para as quartas de final da Libertadores. Disputará a primeira partida contra o Libertad dentro da Arena e terá de fazer o derradeiro jogo longe de Porto Alegre. O lema atual no vestiário gremista é levar o menor número de problemas possível para o Paraguai.

A frase tem sido constantemente repetida pelo técnico Renato Gaúcho ao elenco. Foi usada pela primeira vez pelo jovem Jean Pyerre, no início desta semana. O meia pediu concentração máxima para não repetir a derrota sofrida diante do Libertad, dentro da Arena, na fase de grupos.

“Uma coisa importante que o grupo fala e eu aprendi também: quanto menos problema levar de Porto Alegre para fora, melhor para a gente. A gente tem que estar ligado pelo fato de fazer o primeiro jogo em casa. Talvez, no primeiro jogo, dá uma rateada, uma bobeira, pode comprometer o segundo. Quanto menos problemas levarmos de Porto Alegre para o segundo jogo, melhor”, repetiu Jean.

O pensamento virou uma espécie de mantra para os jogos decisivos deste segundo semestre. Já foi assim contra o Bahia, nas quartas da Copa do Brasil, embora sem tanto efeito prático, pelo empate cedido na Arena. O alerta vale porque o Grêmio perdeu para o Libertad na fase de grupos dentro de casa.

“No primeiro jogo, a gente deu uma bobeira e levou gol no início. No jogo lá, a gente não deu e saiu com a vitória. Os dois times se conhecem, vai ser um jogo difícil, truncado. Agora é mata-mata e os dois vão entrar mais focados. Vamos tentar surpreender eles para levar quanto menos problema possível para lá”, explicou André, já usando o lema do clube.

E o bordão pode ser colocado em prática novamente nas semifinais da competição nacional, já que o Tricolor encara o Athletico-PR primeiro em casa, no dia 14 de agosto, e depois fora, no dia 4 de setembro.

São esperados 38 mil torcedores e, até a noite de terça (23), mais de 14 mil ingressos haviam sido vendidos. O Grêmio treinou ainda na tarde desta quarta-feira para a partida de hoje. Mais uma oportunidade para Renato fixar na cabeça dos atletas o lema para o atual momento de mata-mata.