Logo Correio do Estado

TURISMO E ECONOMIA Convênio vai ampliar rotas turísticas e voos nacionais e internacionais em MS Haverá investimento em outras ações como pesca esportiva e feiras 25 JUL 2019 • POR BRUNA AQUINO • 12h10

Convênio do Governo do Estado por parte da Fundação de Turismo de MS (Fundtur) com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/MS) assinado nesta quinta-feira (25) vai investir R$ 750 mil em ações para ampliar e inovar o turismo em Mato Grosso do Sul. A parceria entre as entidades vai trabalhar na potencialização de programas já existentes como Investe Turismo, além de inovações e tecnologias para as empresas oferecer o melhor e atrair mais turistas. 

As ações integradas no convênio vão captar novos voos nacionais e internacionais como por exemplo Chile e Estados Unidos através do programa Decola MS, além da inteligência de mercado, pesquisas de apoio ao Observatório de Turismo, desenvolvimento da Rota Cerrado Pantanal, antiga Rota Norte que compreende os municípios de Pedro Gomes, Costa Rica e Alcinópolis, a Rota Pantanal Bonito uma das principais do Estado e a Rota Caminho dos Ipês, em Campo Grande, incentivo a segmentos turísticos como birdwatching que é a observação de aves, sendo Campo Grande a Capital de observação de aves, de acordo com a Fundtur, além da pesca esportiva, negócios e eventos como feiras nacionais e internacionais. 

De acordo com o diretor presidente da Fundtur, Bruno Wendling, é preciso ter diferencial e para encantar o turista antes mesmo dele chegar no Estado. “O turismo hoje ele vende sonhos, a gente precisa se antecipar e encantar o turista e a tecnologia vem a nosso favor a gente vai trazer uma grande inovação tecnológica. O turismo saiu da pauta de lazer faz tempo, turismo é também economia, indústria e fonte de renda”, destacou o diretor presidente. 

Sobre a execução do convênio, Wendling explicou que ambas as instituições vão atuar o tempo todo, mas a coordenação será uma só. “Parte do recurso será repassado ao Sebrae-MS para gerenciar, dar consultoria e gestão nas ações, mas quem cria o norte do processo é a Fundtur e a tomada de decisão é junto”, disse. 

Para o diretor superintendente do Sebrae-MS, Cláudio George Mendonça, o processo vai gerar renda, novos turistas e ampliar o turismo no estado. “Nós precisamos trazer gente para o nosso Estado, a gente entra no processo de um projeto desse e é o governo que puxa o processo, o Investe Turismo vai fazer propaganda no mundo inteiro, mas temos que fazer propaganda aqui também, essa é a política que alinhados em um processo só para gente fortalecer e trazer renda, lembrando que mais de 50 setores beneficiados diretamente pelo turismo isso traz renda, emprego e oportunidades de trabalho para muita gente do nosso Estado”, finalizou o superintendente. 

Cláudio também destacou a importância da população sul-mato-grossense em explorar as opções de turismo no próprio estado o que vai dar mais visibilidade para novos turistas através das mídias sociais e experiências compartilhadas. 

O convênio tem prazo firmado de 12 meses, mas as ações em conjunto tem previsão para ser concluída em três anos, no entanto a intenção da parceria é dar continuidade no projeto juntamente com outros convênios.