Umidade do ar despenca em todo Estado de Mato Grosso do Sul e Estação Meteorológica da Embrapa Agropecuária Oeste emite alerta. Em Dourados, o registro de índice mínimo foi de 24% na tarde do último sábado (3). Com apenas aumento de 1% da umidade neste domingo (4), a preocupação continua. Em Campo Grande, neste domingo (4), a mínima será de 25% também.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o ideal para a manutenção da saúde humana é que o indicador varie entre 50% a 80%.
O alerta da Embrapa é para que a população fique atenta aos problemas respiratórios, sangramentos pelo nariz, irritação nos olhos e ressecamento de mucosas e da pele.
Isso se deve aos níveis baixos de umidade relativa do ar que indicam pequena quantidade de água em forma de vapor na atmosfera.
A instrução é de que se instale umidificadores de ar nos ambientes. Aqueles que não tem o aparelho podem improvisar com toalhas úmidas ou bacias com água para umedecer os cômodos da casa, especialmente os quartos na hora de dormir.
É importante consumir muita água nesse período e hidratar bastante a pele e os lábios.