Logo Correio do Estado

TECNOLOGIA Mais de 20 obras terão informações disponíveis através de QR Code Ações concluídas também terão informações no portal Mais Obras 6 AGO 2019 • POR BRUNA AQUINO • 11h38

A partir do dia 26 de agosto, dia do aniversário de Campo Grande, todas as obras em andamento e já concluídas, hoje são mais de 20, de acordo com a secretaria Municipal De Infraestrutura E Serviços Públicos (Sisep) terão todas as informações e detalhes de execução disponíveis através do QR Code -código de barras bidimensional que pode ser facilmente escaneado usando a maioria dos telefones celulares equipados com câmera.

Esse código é convertido em texto (interativo), um endereço URI, um número de telefone, uma localização georreferenciada, um e-mail, um contato ou um SMS. A ferramenta foi lançada nesta terça-feira em solenidade na Prefeitura de Campo Grande com o prefeito Marcos Trad (PSD), secretários e servidores. 

A nova plataforma será ligada ao portal Mais Obras que irá conter todas as informações das ações executadas, sendo valores, prazos, empresas responsáveis e todo edital de licitação, parecido hoje com o portal da transparência porém de fácil acesso a população, uma vez que na rua qualquer pessoa que possua um smartphone poderá acessar as informações da própria placa do empreendimento público. 

Para o prefeito Marcos Trad (PSD), é mais uma ação de deixar todas as atividades da prefeitura mais transparente. “Nós criamos com avanço da tecnologia o QR Code, onde a pessoa vai ter todos os acessos da obra desde o edital de licitação, quem venceu o certame, o fiscal responsável, o valor, data de ínicio e vivência de contrato e aditivos se for necessário, aqui é uma ferramenta que precisa ter coragem, porque vai mostrar onde está o dinheiro público, lançar isso aqui não é para qualquer um”, disse. 

De acordo com o diretor da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec) Paulo Fernando Garcia Cardoso, responsável pela execução do nosso formato, o QR Code foi lançado hoje mas só estará disponível a partir do dia 26 de agosto. “A gente quer que a população passe pelas obras e vejam com mais facilidade através do QR Code, de todas as coisas que é necessário fazer a prefeitura não se esqueceu disso que é muito importante, além disso o portal Mais Obras está sendo preparado para que mesmo que a pessoa não esteja em Campo Grande poderá acessar o site e ter as informações”, explicou. 

Segundo o secretário da Controladoria Geral de Fiscalização e Transparência do Município Luiz Afonso de Freitas Gonçalvez, Campo Grande é a pioneira em lançar uma plataforma de transparência como essa. “È a primeira capital do Brasil que terá um portal como esse, havia uma necessidade na transparência em toda as obras da prefeitura, nasceu também da lei que nos solicita isso, hoje temos nota 10 em transparência e precisamos manter esse padrão”, finalizou.