Logo Correio do Estado

ESTELIONATO Por meio de código, criminosos clonam WhatsApp para conseguir dinheiro Ação foi frustrada e vítima não teve prejuízos 7 AGO 2019 • POR BRUNA AQUINO • 10h32

Utilizando as novas tecnologias para conseguir dinheiro, criminosos clonaram whatsApp de um homem de 46 anos que estavam vendendo um caminhão em site de compra e venda online com o intuito de conseguir dinheiro de amigos e familiares da vítima. Mesmo com o golpe, o homem conseguiu avisar os familiares da clonagem e não teve prejuízos. 

Conforme boletim de ocorrência, a vítima contou que colocou um anúncio de seu caminhão em site de compra e venda, logo depois apareceu uma mensagem no celular de uma pessoa se passando por supervisor do site dizendo que enviaria um código com seis números para validar o anúncio pois se tratava de um procedimento anti fraude. 

Apareceu uma mensagem de texto com seis números no celular e a vítima passou a informação para o suposto supervisor, conforme havia solicitado. 

Em seguida, o aplicativo do WhatsApp, ficou inativo e por meio de parentes ficou sabendo que o aplicativo havia sido clonado. 

A vítima não teve prejuízos financeiros e disse que somente três pessoas viram o anúncio da venda do veículo e tirou o número do telefone do anuncio para evitar problemas. 

O Correio do Estado publicou no dia 6 de julho dicas de como proteger a conta do WhatsApp e que podem ser feitas em segundos para evitar que os usuários virem alvos fáceis tanto no App quanto em outras contas na internet como email e internet banking.

Para a prevenção, o investigador de polícia e especialista em segurança da informação, Michel Weiler Neves explica que é necessário ativar a verificação do  celular em duas etapas: 

PRIMEIRA ETAPA

-Selecionar a ferramenta que possui três pontos ao lado da lupa de pesquisa.

-Configurações

- Conta

-Confirmação de duas etapas

-Inserir uma senha PIN de seis números que não seja fácil de descobrir

SEGUNDA ETAPA

-Inserir email de segurança

- Selecionar Privacidade - só meus contatos

A configuração PIN não prejudica o celular, pelo contrário, ajuda na proteção de dados como fotos de perfil e códigos, mas é necessário não esquecer a senha porque o aplicativo solicita a senha para atualização semanal.