Logo Correio do Estado

BRASIL Bolsonaro critica Noruega por caça de baleias, mas utiliza vídeo gravado em ilha dinamarquesa Bolsonaro critica Noruega por caça de baleias, mas utiliza vídeo gravado em ilha dinamarquesa 19 AGO 2019 • POR A TRIBUNA • 14h35

O presidente Jair Bolsonaro voltou a atacar a Noruega, neste domingo (18), pela prática de caça de baleias. o chefe do Executivo Nacional publicou, em seu perfil no Twitter, um vídeo que mostra a prática. No entanto, as imagens são de um evento tradicional realizado nas Ilhas Faroé, que pertencem a Dinamarca.

O governo brasileiro e norueguês estão em atrito, após o país escandinavo decidir suspender o repasse de 300 milhões de coroas norueguesas, o equivalente a R$ 133 milhões, para ações contra o desmatamento no Brasil.

Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, imagens semelhantes às do vídeo publicado por Bolsonaro foram analisadas pela Agência Lupa na sexta-feira (16). Segundo o serviço de verificação, é falsa a afirmação de que as imagens foram feitas na Noruega.

No vídeo, caçadores cercam os cetáceos em uma praia e os atigem com arpões. O material identifica a sequência de imagens como tendo ocorrido na Noruega, em maio deste ano.

"Em torno de 40% do Fundo Amazônico vai para as... ONGs, refúgio de muitos ambientalistas. Veja a matança das baleias patrocinada pela Noruega", escreveu o presidente.