Logo Correio do Estado

TURISMO Petrópolis reúne clima ameno, história e gastronomia Cidade foi criada a partir do desejo de Dom Pedro II 29 AGO 2019 • POR NAIANE MESQUITA, COM AGÊNCIAS • 07h00

Antigo repouso de rei, Petrópolis ainda atrai turistas pelo clima mais ameno do que o de outras localidades do Rio de Janeiro. A cidade, a qual surgiu pelos anseios de Dom Pedro II e toda a realeza do País, que buscavam um local mais fresco para passar o verão, recebeu de presente diversos palácios, que estão preservados e abertos à visitação. 

A beleza de Petrópolis está em caminhar pela cidade, principalmente na Avenida Koeller e Rua da Imperatriz, onde estão os palácios e a Catedral de São Pedro de Alcântara, no estilo gótico. No local, também estão os restos mortais de Dom Pedro II, e o preço para a visitação à torre é de apenas R$ 8,00, com direito à meia-entrada. 

A alta temporada da cidade é entre os meses de junho e julho, quando o frio é intenso. 

Para saber um pouco sobre como era a vida da família real, um dos destaques é o Museu Imperial, residência de verão de Dom Pedro II durante o século 19. 

O Museu Imperial funciona no antigo Palácio Imperial de Petrópolis, que foi apontado pelo imperador, em diários, como um de seus locais preferidos. No local, há o acervo da família, que conta com peças emblemáticas, como a famosa coroa do imperador; há cômodos que reconstroem o cotidiano da família em Petrópolis e apresentam aspectos culturais, políticos, sociais e econômicos do Brasil no século 19. O preço para a visitação é também de R$ 10,00. 

Outro ponto histórico é o Palácio de Cristal, que também tem sua história relacionada à família real. Os relatos indicam que conde d’Eu, marido da princesa Isabel, encomendou a construção na França e a inaugurou em 1884, com a finalidade de abrigar as exposições de flores e pássaros da região. O palácio foi palco, em abril de 1888, da libertação dos escravos de Petrópolis, com a presença da princesa Isabel.

Já para os que não dispensam uma cerveja, uma opção é a fábrica da Cervejaria Bohemia, que reúne sua história na antiga sede de 1853. 

Para chegar a Petrópolis, quem sai de Campo Grande deve ir para o Rio de Janeiro e em seguida pegar a estrada pela BR – 040; de ônibus, há opções a cada 30 minutos.  

Santos Dumont

Inventor mais famoso do País, Santos Dumont construiu uma casa na cidade em 1918. A construção é charmosa e conta com um pequeno chalé, em estilo alpino, no Morro do Encanto, Centro Histórico de Petrópolis. No local, há um museu sobre a história de Santos Dumont e os feitos do inventor.