O prefeito de Campo Grande, Marcos Trad (PSD), sancionou a lei que autoriza a instalação de detectores de metais em escolas da rede pública de ensino. A informação foi divulgada na edição extra do Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande) de terça-feira (3).
Segundo a lei, a instalação deve ser prioridade em escolas que possuam histórico de violência dentro da unidade ou em seu entorno. Os equipamentos farão a detecção de objetos que podem se configurar como ameaça para as pessoas, bem como armas de fogo e armas brancas, por exemplo: facas, estiletes, navalhas, punhais, barras de ferro e ferramentas industriais.
Qualquer pessoa que entrar na escola deverá passar pelo detector de metal e caso exista alguma irregularidade, à inspeção visual em seus pertences será feita.
A lei também permite que possam ser criadas comissões nas escolas municipais atribuídas juntamente com a participação dos alunos, pais, professores sobre as questões de vulnerabilidades sociais, violências e ações que possam fazer com que a escola se torne um espaço seguro, de prazer e de boa convivência.