O calor de 35°C e a baixa umidade do ar que predominam em Campo Grande nesta manhã colaboraram para que pelo menos três pessoas passassem mal durante o desfile cívico-militar de 7 de Setembro. As pessoas estavam acompanhando o evento e precisaram de atendimento médico. Conforme a Polícia Militar, público é estimado entre 15 e 20 mil pessoas.
Conforme o Corpo de Bombeiros uma criança de 9 anos teve mal estar e foi encaminhada para a atendimento na ambulância que está de prontidão no centro. Neste caso, a menina estava mal alimentada e melhorou após comer.
Um outro homem, que não teve a identidade divulgada, desmaiou e também foi socorrido pelos bombeiros. Suspeita é que calor e tempo seco tenham causado o problema.
O Exército, que também conta com ambulância no local, atendeu uma mulher de 69 anos, que estava no público e teve um mau súbito.
Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o sol deve predominar e as temperaturas devem permanecer muito elevadas durante todo o dia, próximo a 40°C. Nesta manhã, os termômetros marcam 35°C em Campo Grande.
Os índices de umidade do ar estão em 17%, o que pode acarretar problemas à saúde. Há alerta vigente do Inmet para todo o Estado, incluindo a Capital, de risco potencial por conta da umidade baixa.
O grau de severidade é de perigo, com umidade variando entre 12% e 20%, com risco de problemas respiratórios, ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.
Recomendação é que a população beba bastante líquido, evite atividades físicas e exposição ao sol.