Neste domingo a previsão é de período extremamente quente e seco no Mato Grosso do Sul. A partir de hoje e nos próximos dias persistem as condições meteorológicas de forte subsidência que promovem tempo com pouquíssimas nuvens, temperaturas muito elevadas superando os 40°C, baixa umidade relativa do ar (com valores mínimos chegando a 15%) e névoa seca.
Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), na segunda-feira e terça-feira os ventos se intensificam com o aprofundamento de Baixa do Chaco (noroeste do Paraguai/sul da Bolívia/norte da Argentina), assim configurando condições de risco aumentado de inflamabilidade e de alastramento de incêndios. No fim do período, um cavado de baixa pressão atmosférica começa a promover nebulosidade no sudoeste e sul do MS, com pequena chance de chuva isolada nestas áreas.
O Inmet também emitiu um alerta para as regiões mais atingidas pela massa de ar quente sendo elas Leste Sul-Mato-Grossense, Sul e Sudoeste Sul-Mato-Grossense, Pantanal Sul-Mato-Grossense, Centro Norte Sul-Mato-Grossense.
Na Capital do Estado, o tempo será claro com névoa seca e umidade relativa do ar abaixo dos 15%. A temperatura máxima pode chegar a 38°C.
Especialistas recomendam a ingestão de muito líquido, evitar horários de sol a pino, utilizar umidificadores de ar e cuidados com a pele principalmente em crianças e idosos.