Já de algum tempo, mas muito mais agora, a nossa vida cultural tem enfrentado enormes dificuldades, que tornam inviáveis os lançamentos de novos trabalhos.
Um drama que ninguém sabe mais como enfrentar.
As grandes redes de televisão, e por aí todas se incluem, passaram a se valer do sistema de parcerias para viabilizar alguns dos seus projetos, em especial os relacionados com a dramaturgia.
Mas as dificuldades enfrentadas para a liberação de verbas, mais que um enorme desestímulo, passaram a jogar contra a grande maioria dessas iniciativas.
Um, entre esses tantos casos, é a série “Z4”. Realizada pelo SBT e Formata, indicada ao Emmy e uma das finalistas do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, corre sério risco de não realizar novas temporadas.
De acordo com os diretamente envolvidos, não há, dentro do atual cenário, a menor condição de nem ao menos se planejar qualquer coisa. Já exibido no SBT, Disney e Netflix, por questões burocráticas da Ancine, a Formata não recebeu até agora os R$ 2 milhões da sua produção.
Nessas condições ninguém se atreve a fazer nada.
TV Tudo
Olha só
Claudio Petraglia, 89 anos, maestro, compositor e um alguém com a vida inteira dedicada ao mundo das artes, foi convidado por Johnny Saad e está novamente prestando serviços na Band.
É o mesmo entusiasmado de sempre.
Primeira encomenda
Aliás, nesta sua volta à Band, Petraglia já se dedica a um trabalho muito especial.
A sua primeira missão é produzir um documentário sobre Cacilda Becker, no ano do cinquentenário da sua morte, e que é até hoje considerada uma das maiores atrizes do teatro brasileiro.
Dupla de hoje
Sandro Dalpícolo, da RPC, do Paraná, e Luana Borba, da Rede Amazônica, do Amazonas, neste sábado, formam a terceira dupla a apresentar o “Jornal Nacional” no rodízio comemorativo dos 50 anos do jornal.
A ação, que começou no dia 31 de agosto e vai até 30 novembro.
Caminho de volta
Na Band que deu certo, o jornalismo e esporte sempre tiveram prioridade.
E não é que, aos poucos, isso está voltando. Hoje, contando tudo, inclusive as suas recentes estreias, os telejornais passaram a ocupar 12 horas da grade diária. Fora os boletins.
A propósito
Rodolfo Schneider, escolhido para substituir André Luiz Costa na direção executiva de jornalismo da Band, vai assumir oficialmente o seu cargo no próximo dia 20.
É o tempo necessário para providenciar sua mudança em definitivo para São Paulo.
Rádio Camanducaia
Uma das maiores atrações do “Show de Rádio”, do Estevan Sangirardi, foi a Rádio Camanducaia, criada pelo Odayr Batista que recentemente nos deixou.
Alguns desses áudios ainda são possíveis de ouvir.
Só por acaso
Mas os últimos acontecimentos, essa chegada da CNN Brasil e as informações sobre as suas tantas contratações – incluindo por aí o recente caso do Cesar Tralli, fazem lembrar a Rádio Camanducaia.
Cujo slogan era “quando não tem notícia, nóis inventa”.
Lugar reservado
Globo está confirmando a autora Cláudia Souto na fila das 19 horas.
“Amor em Ação”, título provisório da sua novela, está aprovada e em desenvolvimento, já com vários capítulos escritos. História ambientada no Rio.
Trabalhando o elenco
“O Selvagem da Ópera”, supersérie sobre a vida de Carlos Gomes, escrita por Maria Adelaide Amaral, ainda não tem o seu elenco totalmente fechado.
Ao contrário. A diretora Denise Saraceni tem trabalhado, inclusive, na escolha de alguns protagonistas. Vale lembrar que Alice Wegmann, Marjorie Estiano e Júlio Andrade, inicialmente escalados, não irão fazer mais.
Espaço à disposição
A TV Cultura, sob a gestão de José Roberto Maluf, agora aposta na locação de estúdios e do seu teatro para produtoras, artistas e empresas que queiram realizar seus trabalhos.
Personalidades como Cláudia Raia e Jarbas Homem de Mello, além da Maurício de Sousa Produções, são alguns dos clientes que utilizaram recentemente as dependências da Fundação Padre Anchieta, na Água Branca.
Bate – Rebate
Há uma expectativa das mais interessantes na Globo em torno do reality “Mestre do Sabor”...
... O programa, que terá apresentação de Claude Troigros, teve sua estreia confirmada para 10 de outubro...
... Exibições às quintas-feiras, na terceira faixa de shows.
Neste domingo, 8h da noite, na TV Cultura, como convidada do “Metrópolis”, Irene Ravache vai falar do espetáculo “Alma Despejada”.
Debora Secco fez o “regime do engorda” para seu próximo trabalho na novela do Daniel Ortiz...
... Mas nem por isso deixa de lado a sua sessão de malhação diária.
A atriz Letícia Lima está recebendo uma atenção especial, durante as primeiras gravações de “Amor de Mãe”...
... Na substituta de “Amor do Pedaço”, Letícia será Estela, uma comandante de avião...
... Até mesmo algumas expressões, comuns entre os pilotos, serão usadas por ela...
... Trabalhos, por enquanto, em externas. Estúdios ainda não.
C´est fini
Assim como o jornalismo, o esporte vem merecendo especial atenção do alto comando da Band.
A ideia, aos poucos, é voltar ao que foi no passado, embora as dificuldades com a questão dos direitos, agora, sejam muito maiores. A ideia é se valer sempre mais do sistema de parcerias.
Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!