Logo Correio do Estado

VAI PAGAR R$ 10 MIL Mulher é presa e multada por retirar periquitos de ninhos Vendia filhotes como forma de ter 'renda extra' 22 SET 2019 • POR RAFAEL RIBEIRO • 09h46

Durante a operação Bocaiúva, Policiais Militares Ambientais e fiscais do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), prenderam e autuaram administrativamente, uma mulher de 32 anos, que retirara periquitos silvestres dos ninhos.

As equipes que trabalham na operação Bocaiúva, de prevenção ao tráfico de papagaios, demais psitacídeos e outros animais, receberam denúncias, de que ela estaria retirando filhotes de periquitos dos ninhos e mantendo-os em sua residência, na cidade de Novo Horizonte do Sul.

As equipes do Ibama e da PMA foram à residência da denunciada e apreenderam dois filhotes de periquito. A infratora afirmou que retirara os filhotes na gleba Nova Esperança, no município de Novo Horizonte do Sul. A mulher foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil de Ivinhema, e responderá por crime ambiental, com pena prevista de seis meses a um ano de detenção.

Ela também foi autuada administrativamente e multada R$ 10.000,00. As aves serão encaminhadas ao Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) na Capital.