Logo Correio do Estado

TEMPO Semana começa com calor de 40°C em Mato Grosso do Sul Umidade relativa do ar é de 15% em todo o Estado 30 SET 2019 • POR BRUNA AQUINO • 07h44

A semana começa com o predomínio do sol e temperaturas elevadas. A umidade do ar estará baixa, próxima aos 15 %, especialmente na faixa leste de Mato Grosso do Sul. No extremo norte e noroeste o tempo estará mais nublado e pode chover de forma isolada no final do dia. Para hoje a temperatura máxima pode chegar a 40°C. 

Na terça-feira o sol predomina pela manhã, mas, no centro e norte do estado, a partir da tarde, aumenta a nebulosidade e podem ocorrer pancadas isoladas de chuva. As temperaturas mínimas, da manhã, sofrem ligeira elevação e a umidade do ar ainda estará baixa, em alguns pontos, no período da tarde. Quarta-feira começa com sol entre nuvens e a tarde ocorrem pancadas de chuva com trovoadas isoladas. 

Em Campo Grande, o tempo será claro com névoa seca e baixa umidade do ar a tarde. A máxima para hoje é de 36°C e mínima pode marcar 23°C. Não há previsão de chuva para hoje. 

De acordo com o meteorologista Natalio Abrahao a umidade mínima ontem foi em Amambai com 15% e Maracaju com 18%. A temperatura máxima no estado foi em Porto Murtinho que registrou 39°C e Bonito com 38°C. Logo a maior sensação térmica foi muito alta em Murtinho 44°C e Bonito registrou 42°C.

Com a baixa umidade do ar, veja como prevenir problemas de saúde em dias de muito calor:

- A recomendação é consumir de 150 ml a 200 ml a cada duas horas para manter a hidratação; 
- Evitar o horário de pico do sol, no período de 10h até às 16h, para fazer qualquer tipo de atividade, principalmente pessoas com histórico de doenças cardíacas; 
- Oferecer água regularmente para crianças e idosos; 
- Pessoas com problemas respiratórios têm de evitar lugares com poeira e fumaça; 

Em caso de mal-estar:

- Colocar a pessoa sentada em lugar fresco e arejado; 
- Se consciente, hidratar com água em poucas doses; 
- Se apresentar dores intensas nas costas, no peito, náusea ou inconsciência, chamar o socorro ou encaminhar a pessoa para uma unidade de saúde.