Nathalia Arcuri precisou de paciência e calma para chegar até a televisão com o “Me Poupe, Dívidas Nunca Mais!”, exibido pela Band. A ideia do projeto surgiu há sete anos, pensando apenas no seu canal no Youtube. Porém, enquanto estruturava a produção para a plataforma “online”, Nathalia já mirava a tevê. “Quando tive a ideia do ‘reality’, já foi pensando em televisão. Então, quando fiz o ‘reality’ que foi transmitido no ‘Me Poupe!’ entre dezembro de 2018 e janeiro de 2019, ele já tinha um formato criado para a televisão. O que foi preciso adaptar para o ‘Me poupe, Dívidas Nunca Mais’ foi o tempo, no YouTube eram aproximadamente 20 minutos de episódio e, na tevê, são 75. Então, criamos alguns quadros para serem inseridos ao longo dos episódios. No demais, estava tudo bem desenhado”, explica.
A chance de migrar da internet para a tevê surgiu no ano passado. Nathalia participou do Youtube Brandcast, evento que reúne criadores de conteúdo, agências e marcas para dividir resultados e novidades do YouTube. No local, ela apresentou o projeto do “reality” que iria ao ar em seu canal. “A Juliana Algañaraz, CEO da Endemol Shine Brasil, estava nesse evento e comprou a ideia do projeto, viu que era um conteúdo que precisava chegar ao maior número de pessoas possível. Hoje, o reality ‘Me Poupe, Dívidas Nunca Mais” está na tevê aberta e é uma parceria entre mim, a Endemol Shine Brasil e a Band”, afirma.
No programa, Nathalia tem como objetivo tirar os participantes do sufoco financeiro e, para isso, uma equipe de especialistas a auxilia na transição daqueles que estão endividados para torná-los investidores da sua própria renda. Nathalia gosta de frisar que o programa não tem nenhum tipo de viés assistencialista. “Vivemos em um momento em que existem vários ‘realities show’ que oferecem prêmios em dinheiro. Nós oferecemos além disso, oferecemos a possibilidade de uma vida nova, com educação financeira. Nem cachê os participantes recebem. É tudo em prol do planejamento e de literalmente não ter dívidas nunca mais”, aponta a apresentadora, que buscou um perfil variado de personagens para o programa. “Selecionamos pessoas com diversas realidades, para mostrar ao público que é possível ter educação financeira e que ter dívidas não é característica de apenas um grupo de pessoas. Então, temos desde uma família que tem uma renda mensal de R$ 1.500 até pessoas que sozinhas ganham R$ 16 mil. A questão dessas pessoas não é só sobre o dinheiro em si, é sobre como elas lidam com o dinheiro”, completa.
Fundadora da primeira plataforma de entretenimento financeiro do Brasil, o “Me Poupe!”, Nathalia aprendeu sozinha a investir, formou-se em educação financeira e planejamento financeiro pelo INSPER e é certificada pela Associação Brasileira de Coaching com três especializações na área. “Quando eu tinha 8 anos uma amiga da escola me disse que o pai dela tinha feito uma poupança para ela e as irmãs, para que tivessem um carro aos 18 anos. Cheguei em casa e perguntei para os meus pais se eu também tinha uma poupança e eles me deram um belo e direto: não. Naquele momento uma chave virou na minha cabeça e eu percebi que precisava juntar meu dinheiro se quisesse ter minhas coisas”, lembra.
Antes de se dedicar ao mundo financeiro por completo, Nathalia trabalhava como repórter na Record. Em 2015, ela decidiu criar seu canal no Youtube. Inicialmente, ela se dividia entre a emissora e a plataforma. “Eu mesma que gravava e editava todos os vídeos. Só contratei minha primeira funcionária depois de juntar dinheiro suficiente para pagar o primeiro ano de salário dela. Consegui o primeiro patrocínio do canal que me pagaria o mesmo que a emissora e pedi demissão para poder me dedicar 100% na minha meta, que é transformar cada brasileiro em investidor. Assim nasceu o ‘Me Poupe!’”, vibra.