Nesta quarta-feira (6), a previsão indica chuva forte no decorrer da tarde em boa parte de Mato Grosso do Sul, principalmente na região do Pantanal- bioma afetado pelas chamas devido a estiagem que castiga o Estado nos últimos dias.
A chuva está prevista para chegar devido ao aumento de nebulosidade que forma as pancadas de chuva e diminuem as temperaturas, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
As temperaturas caem a partir de quarta-feira, especialmente no sul e oeste do estado. A partir da sexta-feira a nebulosidade começa a diminuir no sul e sudeste. No nordeste do Estado ainda observam-se pancadas de chuva isoladas. A temperatura de 40°C nos últimos dias cai para 36°C em todo o Estado.
Nas regiões centro-norte, leste, sul e sudoeste a previsão é de pancadas de chuva durante a tarde e à noite. A temperatura máxima nessas regiões é de até 34°C, o que vai amenizar o calor.
CAPITAL
Em Campo Grande, o tempo é parecido com as demais regiões e segue nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas especialmente à tarde. Hoje pela manhã o tempo ficou fresco, o que deixa a temperatura em 31°C apenas. Com a nebulosidade e ameaça de chuvas na capital do estado, a umidade relativa do ar aumenta e quase atinge a meta que é 60%. A previsão de chuva segue durante a semana.
PANTANAL EM CHAMAS
Incêndio que atinge o Pantanal sul-mato-grossense há dez dias se alastrou por uma área de aproximadamente 130 mil hectares e a situação é considerada crítica, devido a falta de chuvas, alta temperatura, baixa umidade e vegetação seca.
O fogo avançou para a regiões importantes do Pantanal: Forte Coimbra, entre Corumbá e Porto Murtinho, e para o Parque Estadual do Rio Negro, considerado berço dos peixes, e para uma parte da Serra do Amolar. Vários animais mortos estão sendo encontrados durante os trabalhos.
Além disso, focos atingiram o Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, na bacia do Rio Paraná.Por conta do avanço das chamas, equipes do Corpo de Bombeiros e do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) se mobilizam para uma ação preventiva no Parque.
Novo planejamento para ações de combate foram discutidos e deverão entrar em ação nos próximos dias com ajuda de reforços de outros estados.
*Colaborou Glaucea Vaccari