O Ministério da Saúde liberou R$ 7 milhões para Mato Grosso do Sul realizar cirurgias de média e alta complexidade. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), a meta é desafogar a fila de procedimentos.
“Vamos fazer mutirões de cirurgias represadas de média e alta complexidade, como ortopedia, urologia, ginecologia e otorrinolaringologia, nos hospitais que queiram atender”, explicou o titular da SES, Geraldo Resende (PSDB).
O Correio do Estado noticiou no fim de setembro o pedido da SES para o ministério, para que o valor seja depositado em parcela única ao Fundo Especial de Saúde para custeio das ações de média e alta complexidade em saúde.
Na época, Resende disse será elaborada uma tabela especial e os valores serão distribuídos em todos os hospitais do Estado. “Vamos fazer um chamamento, vamos fazer uma tabela diferenciada”, reforçou o secretário. “Queremos diminuir as filas de espera e vamos regionalizar a saúde, vamos atender hospitais de Dourados, Naviraí e demais municípios”, detalhou.