O Governo do Estado anunciou que a realização da Caravana da Saúde terá sua data adiada por conta da pandemia do Covid-19, o novo coronavírus, declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Além disso, a Santa Casa de Campo Grande, o maior hospital de Mato Grosso do Sul, também paralisa, a partir de sexta-feira (20), as cirurgias eletivas agendadas na unidade.
A determinação do hospital foi tomada após a Prefeitura de Campo Grande decretar situação de emergência por conta da pandemia do novo coronavírus, na tarde de quarta-feira (18).
De acordo com nota publicada pela assessoria de imprensa do hospital, “a decisão será revista assim que as autoridades públicas e sanitárias revogarem o decreto”.
No início desta semana o centro médico já havia suspenso os atendimentos ambulatoriais por conta do avanço da doença. Sobre a Caravana da Saúde, que deveria ocorrer a partir deste mês e seguir até dezembro deste ano, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou que ainda não há previsão de nova data para o evento ser realizado. A etapa custaria R$ 7 milhões e tinha previsão de fazer menos procedimentos que a anterior.
Em Mato Grosso do Sul, segundo o último boletim epidemiológico, divulgado na quarta-feira (18), havia sete casos confirmados, sendo todos em Campo Grande. Outras 48 pessoas aguardavam resultado dos exames.
Colaborou: Ricardo Campos Jr.