Retorno das aulas presenciais na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) foi fixado para o dia 11 de maio, pelo reitor da instituição, Marcelo Turine. Conforme portaria, todas as atividades devem retornar na data, sendo as administrativas e acadêmicas dos cursos de graduação e de pós-graduação (lato e stricto sensu).
De acordo com a UFMS, a data de retorno presencial foi apresentada e discutida na última segunda-feira (6), em reunião do Comitê Operativo de Emergência (COE/UFMS), que avalia o quadro epidemiológico da Covid-19 no estado e o andamento das atividades administrativas e acadêmicas na Universidade.
Planos de contingência da universidade foram avaliados positivamente e o cômite encaminhou à reitoria posicionamentos para retorno às aulas presenciais no dia 11 de maio, em consonância com a data de 4 de maio, estipulada pela rede estadual; concessão de insalubridade, respeitado o devido processo legal, dos servidores em linha de frente; possibilidade de alteração de matrícula de disciplina isolada na graduação, de forma excepcional.
“O momento é de união, em que a UFMS, com base na qualidade de seus professores, técnicos e estudantes, se revela à sociedade, que enxerga a nossa universidade como ela realmente é: gigante, forte e comprometida. Estamos atentos e acompanhando a evolução da doença. Nossa principal preocupação continua sendo com as pessoas, a preservação da saúde mental e física”, afirmou o reitor.
Durante o período até a data marcada para o retorno das aulas, cômite continuará acompanhando a evolução e contágio do coronavírus. Se houver mudanças no cenário, o COE avaliará e novas decisões poderão ser tomadas.