A pandemia do coronavírus mudou os hábitos de consumo da população.
Segundo a Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon-MS) os serviços de delivey aumentaram em 400%, especialmente no ramo de alimentos.
Contudo, de acordo com o superintendente do órgão, Marcelo Salomão, as reclamações dos consumidores também aumentaram.
“Temos várias reclamações contra empresas de delivery que não cumprem o prazo de entrega; casos que o produto nem chega, em virtude da alta demanda desorganizada não entrega o produto para os consumidores; e casos que o produto chega totalmente desfigurado para o consumidor, uma prática totalmente abusiva”, explicou Salomão.
Nesses tipos de denúncia, o superintende explica que há duas possíveis penalidades.
Se a compra aconteceu por algum aplicativo, o programa deve ser responsabilizado de modo a indenizar o consumidor ou entregar outro produto similar.
Se o contato foi direto com a empresa e o transportador que danificou o pedido, a responsabilidade é “solidária”, ou seja, a indenização deve ser dividia entre empresa e entregador, e o produto deve ser ressarcido.
“O consumidor não pode ser penalizado por isso”, garantiu Salomão.
Os atendimentos presenciais do Procon-MS foram suspensos, mas denúncias podem ser feitas pelos canais de comunicação do órgão, como os telefones (67) 99158-0088 e (67) 3316-9800.
Também é possível acessar o site da instituição. Lá tem a área “Faça sua reclamação aqui”, onde é possível fazer uma denúncia, depois de preencher os dados pessoais.