Depois de bater número recode de notificações de Covid-19 em um dia, com mais de mil casos, a ocupação de UTI oferecidos pelo SUS na macrorregião de Campo Grande chegou a 94%. De cada 10 pacientes internados com a doença, 9 são campo-grandenses.
Das 158 solicitações de internação por Covid-19 nos hospitais públicos de Campo Grande neste mês, 143 são da própria Capital — o que equivale a 90,5%. Apenas 15 pacientes são do interior, vindos de 11 municípios.
Na rede privada os dados são equivalentes. Segundo a Central de Regulação, das 110 internações no mesmo período, 100 são de campo-grandenses e apenas 10 de pacientes de outros municípios.
“Isso mostra que medidas do Programa Prosseguir precisam ser adotadas, para que os casos diminuam, para que o rastreamento seja rigoroso. Além disso, evitar a ocupação de leitos de UTI com outros agravos, principalmente os que podem ser evitáveis, oriundos de acidentes”, afirmou o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende.
No Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, unidade referência no tratamento da Covid-19 no Estado, 87 dos 96 leitos críticos estão ocupados, a maioria deles por moradores de Campo Grande. São 78 pacientes da Capital e apenas nove do interior.
Segundo o último boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde, Campo Grande tem 7.680 casos confirmados do coronavírus, e 81 mortes em decorrência da doença.