O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou que os testes da terceira fase da vacina Coronavac - em desenvolvimento pelo Instituto Butantan contra o novo coronavírus - serão realizados em mais quatro institutos localizados em Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Pelotas (RS) e Barretos (SP).
Segundo Doria, a ampliação dos testes contará com mais quatro mil voluntários.
Os testes da vacina já são realizados em 12 institutos e incluem cerca de nove mil voluntários, dos quais seis mil já foram testados.
Na quarta-feira (23), Doria anunciou que o governo federal fará o repasse inicial de R$ 80 milhões ao Instituto Butantan para o desenvolvimento e ampliação da produção da vacina.
A vacina chinesa já está sendo testada em todo o mundo, em um teste com mais de 50 mil voluntários chineses, a aplicação apresentou efeitos colaterais leves, como vermelhidão na área aplicação, febre baixa e dor de cabeça em 5% das doses.
Os casos graves só compreenderam 0,03% dos testados. Os principais efeitos nestes casos foram: perda de apetite, dor de cabeça, fadiga e febre.
Até o momento, mais de 5mil voluntários brasileiros já receberam uma dose da vacina, que está sendo testada no país desde julho. De acordo com o representante da empresa Chinesa Sinovac, em um ou dois meses será possível ter os resultados da fase três.
Com informações de Estadão Conteúdo