Logo Correio do Estado

CARMAIS

Confira as dicas e novidades semanais sobre automóveis no Brasil e no mundo

Toyota Corolla se consolida na liderança do segmento de sedãs com 50% de participação em 2020

9 OUT 2020 • POR Daniel Dias/AutoMotrix • 09h22

Bem embalado

Carro mais vendido no mundo há muito tempo, o Toyota Corolla chegou em sua décima segunda geração no Brasil quase como um divisor de águas na indústria automotiva. 

Primeiro veículo híbrido com motor bicombustível do planeta, o novo Corolla completa um ano com mais de 42 mil unidades comercializadas no Brasil e se consolida na liderança do segmento de sedãs com 50% de participação em 2020. 

A versão híbrida já vendeu cerca de 10 mil unidades, sendo o carro-chefe da Toyota no processo de hibridização no país. 

O sedã conta com duas opções de motores: 2.0L Dynamic Force com transmissão Direct Shift de 10 marchas e injeção direta e o inédito sistema híbrido, que faz dele o carro movido a etanol mais eficiente do Brasil. 

O sistema híbrido combina três motores, sendo um a gasolina 1.8L VVT-i 16V de ciclo Atkinson flex, com 101 cavalos de potência a 5.200 rpm e 14,5 kgfm de torque a 3.600 rpm, e dois elétricos (MG1 e MG2) de 72 cavalos e 16,6 kgfm de torque.

Questão de etiqueta

Com menos de dois meses de “vida”, o Territory já teve o primeiro aumento de preços. 

O SUV da Ford passa a custar R$ 179.900 na versão de entrada SEL e R$ 197.900 na topo de linha Titanium. 

Os preços das duas configurações tinham sido fixados em R$ 165.900 e R$ 187.900 quando do lançamento, em agosto. 

Embora a fabricante norte-americana não tenha informado o motivo desse repentino reajuste, uma pista é a valorização do dólar, pois o veículo é fabricado na China e tem de enfrentar um longo caminho até chegar ao Brasil. 

Mostrado pela primeira vez no Salão do Automóvel de São Paulo de 2018, o Territory chegou como modelo 2021 nas duas versões, ambas equipadas com motor 1.5 Turbo EcoBoost GTDI a gasolina, de 150 cavalos de potência e transmissão automática CVT com trocas manuais de 8 marchas simuladas, especialmente calibradas para as preferências e condições do mercado brasileiro. 

O novo SUV é líder em espaço interno e conforto para os passageiros, principalmente no banco traseiro, e oferece um conjunto único de equipamentos. 

Além da câmera 360 (graus) de visão panorâmica, bancos dianteiros com resfriamento e aquecimento, carregamento sem fio para celular, conexão para Apple CarPlay e luz ambiente configurável em sete cores, o carro é o único entre os principais concorrentes a contar com um modem embarcado para comunicação remota com o veículo.