Mato Grosso do Sul receberá novo lote, com 13.300 doses da vacina contra a Covid-19 da Coronavac, neste sábado (7).
Enviada pelo Ministério da Saúde, a remessa está prevista para chegar às 10h no Aeroporto Internacional de Campo Grande.
De acordo com o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, as doses serão usadas exclusivamente para aplicação da segunda dose do imunizante, nas pessoas que estão aguardando para completar o esquema vacinal.
Em todo o Estado, a segunda dose está atrasada para mais de 90 mil pessoas, sendo 25 mil somente na Capital.
A espera chega a mais de 45 dias em alguns casos, ultrapassando o recomendado pelo laboratório, que é de 28 dias entre as doses.
Últimas notícias
A orientação do Ministério da Saúde é que a população deve tomar a segunda dose da vacina mesmo que a aplicação ocorra fora do prazo recomendado, para completar o esquema vacinal e garantir a proteção adequeda contra a Covid-19.
Conforme a Secretaria Estadual de Saúde (SES), desde a 8ª remessa, o ministério da Saúde determinou que as doses que estavam sendo armazenadas para a D2 fossem utilizadas para aplicar a primeira dose.
Isto porque havia previsão do envio regular e crescente de doses da Coronavac e Oxford.
Com a redução da produção da vacina Coronavac, ocorreu a redução das remessas aos Estados e houve falta dos imunizantes para aplicar a segunda dose nas datas marcadas.
A remessa faz parte do carregamento de 1 milhão de doses entregue pelo Instituto Butantan ao Ministério da Saúde na última quinta-feira (6).
“O atraso na importação do insumo para fabricação da Coronavac ocasionou na falta de vacinas para aplicar a segunda dose. Com a retomada dos envios, vamos conseguir imunizar a nossa população”, disse Resende.
A vacinação será para as pessoas que estão aguardando há mais tempo. O último público a receber a D2 foram pessoas que estavam com a aplicação marcada para o dia 21 de abril, nascidos de janeiro a maio.
Assim como em todas as remessas, as doses serão distribuídas para todos os 79 municípios do Estado no mesmo dia em que chegarem, para início imediato da imunização, inclusive no fim de semana.
Pfizer
Na segunda-feira (10), Mato Grosso do Sul deve receber um carregamento com 14.040 doses da vacina da Pfizer.
É a segunda remessa desse imunobiológico e, desta vez, as doses serão enviadas para todos os 79 municípios. Na primeira entrega, as doses ficaram apenas na Capital.
O ministério da Saúde informa que a vacina pode ser armazenada em refrigeração de 2°C a 8°C, durante cinco dias, temperaturas possíveis para freezeres mais comuns.
O público que será vacinado será definido pelos municípios, nos grupos que fazem parte do Plano Nacional de Imunização (PNI).