Dois focos de incêndio foram registrados no Pantanal sul-mato-grossense na noite de ontem. Segundo o Corpo de Bombeiros, os focos estão localizados na região conhecida como Formiga, próximo a Corumbá, sem acesso por terra.
Conforme o Sistema de Monitoramento do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), os dois focos estão no nordeste da área urbana de Corumbá e Ladário, próximos ao Paraguai Mirim, caminhando de Leste para o Oeste, às margens do Rio Paraguai.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
De acordo com o analista ambiental do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), Alexandre Pereira, as equipes ainda não entraram em efetivo exercício, pois estão se organizando para entrar em campo e que até sexta-feira a operação de combate seja iniciada na região.
“As condições climáticas estão semelhantes com as do ano passado. Portanto, se analisarmos por esse ângulo, podemos prever que os incêndios florestais este ano podem ocorrer na mesma intensidade, mas depende muito do comportamento humano”, explica o analista ambiental.
Para fortalecer os combates neste ano, o Prevfogo deve receber uma embarcação construída especificamente para combates florestais, promovendo uma maior agilidade nas operações.
Além disso, o contingente de trabalho também foi ampliado.
“Todo incêndio começa com alguém ‘riscando um fósforo'. Se as pessoas se conscientizaram com o problema do ano passado, a situação pode ser menos complicada que a do ano passado. Esperamos que a população tenha se sensibilizado com o que aconteceu, e também com as campanhas promovidas sobre o combate a incêndios florestais”, conclui Alexandre.
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul informou que o contato com as equipes no local, para a atualização da situação na região, é difícil, tendo em vista a falta de sinal de celular e internet.
https://player.vimeo.com/external/571713741.sd.mp4?s=9f6e471b8691a1c8b226e7940ea9d30c8a94d2fc&profile_id=164&oauth2_token_id=1289434942
INCÊNDIOS NO PANTANAL
Em 2020, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou recorde no número de queimadas no Pantanal.
Ao todo, foram 8.899 focos de incêndios no bioma de Mato Grosso do Sul, entre janeiro e dezembro deste ano.
Corumbá foi o município com mais incêndios, e notificou 8.105 pontos de calor, 89% do total de queimadas.
De acordo com Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Lasa-UFRJ), 30% do bioma foi consumido pelo fogo este ano.
A área queimada representa 4.490 mil hectares em todo o bioma. No Pantanal de Mato Grosso do Sul, o total é de 1.983 hectares e em Mato Grosso foram 2.507 mil hectares destruídos pelo fogo.
Para o combate, foram deslocadas equipes do Corpo de Bombeiros do Paraná, Santa Catarina e Distrito Federal, além da ajuda das Forças Armadas, Força Aérea, Marinha Brasileira e o Exército Nacional. Só na linha de frente aos incêndios, o número de combatentes chegou a 281.
INCÊNDIO PROPOSITAL
Em março deste ano, a Polícia Federal apresentou provas que apontam que os incêndios, que acometeram o Pantanal em 2020, foram criminosos, com início em quatro fazendas de Mato Grosso do Sul.
As evidências foram entregues durante a segunda reunião extraordinária da Comissão externa destinada a acompanhar e promover estratégia nacional para enfrentar as queimadas em biomas brasileiros.
Os laudos requisitados para investigar os incêndios no Pantanal ainda estão em desenvolvimento a partir de imagens gravadas durante o ano passado.