Logo Correio do Estado

INTERVENÇÃO

Cidade do Natal será revitalizada por R$ 3,4 milhões em Campo Grande

O objetivo é transformar a estrutura da Cidade do Natal em um complexo arquitetônico, cultural e gastronômico

26 AGO 2021 • POR Rafaela Moreira • 18h32

O prefeito de Campo Grande, Marcos Trad (PSD), assinou nesta quinta-feira (26) o termo que autoriza a execução de R$ 3,4 milhões em obras para a reforma da Cidade do Natal, ponto turístico e de lazer nos altos da avenida Afonso Pena. A área de mais de 15 mil metros quadrados será inteiramente restaurada.

A empresa 1A Serviços de Obras Civis e Terceirização de Pessoal venceu a licitação para executar a obra. A intervenção será custeada com recursos obtidos junto a Superintendência  do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco).

Conforme a prefeitura, a previsão de início dos serviços é para a primeira quinzena de setembro e a conclusão em até oito meses.

De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Rudi Fiorese, a área será destinada à arte e cultura e vai passar a ser destino de lazer o ano todo.

 “Não será um espaço apenas para o evento de Natal, vai ser um espaço para outros eventos. Vamos mostrar a história e cultura da nossa cidade”, salientou o secretário de Obras, Rudi Fiorese.

Com a revitalização, o destaque vai ficar por conta da regionalidade. A área de alimentação vai receber fachadas que remetem aos prédios históricos, como Morada dos Baís, Colégio Oswaldo Cruz e o Hotel Americano.

Últimas Notícias

De acordo com a prefeitura de Campo Grande, a história vai estar presente também no pórtico de entrada, que fará referência à bilheteria da antiga ferrovia. Na praça central, a primeira versão da fonte luminosa da Praça Ary Coelho será a inspiração para a lâmina d´água.

“A Cidade do Natal é um projeto que a população incorporou e a gente precisava dar respostas para aquele espaço que já não tinha condições de continuar. Então, nós trazemos um projeto que remete Campo Grande ao antigo vilarejo, ao início da cidade, e isso é muito importante para os campo-grandenses”, destacou a subsecretária de Gestão e Projetos Estratégicos, Catiana Sabadin.

Também haverá jardim público, passarela com tendas gastronômicas e comercialização de artesanatos e afins, assim como também equipamentos e mobiliários. Conforme o projeto, serão construídos 18 quiosques com estilos arquitetônicos dos prédios históricos da capital.

A antiga estrutura do local começou a ser demolida no mês de junho. 

Inaugurada em 2008, a Cidade do Natal funciona, até então, durante as festividades de fim de ano ou esporadicamente em eventos, como durante a Copa do Mundo, por exemplo.

No restante do ano, a estrutura acaba se deteriorando, com relatos de acúmulo de lixo e até moradores de rua ocupando o local. As reformas, até então, eram feitas de forma pontual antes dos eventos, para que o espaço pudesse receber o público.

Assine o Correio do Estado