Logo Correio do Estado

CULTURA

Street Art: Campo-grandense expõe obras em outros países e faz sucesso entre famosos

Muralista campo-grandense expõe obras no exterior e faz sucesso entre os famosos

6 SET 2021 • POR Izabela Cavalcanti • 11h00

Responsável por diversas obras que correm por Portugal, Estados Unidos e Espanha, o jovem artista campo-grandense de street art Daniel Magalhães, que assina como Dan, de 24 anos, trará sua obra novamente para Mato Grosso do Sul. 

Confirmado para a Casacor MS, ele traz um toque da arte de rua para a exposição arquitetônica, que será realizada entre os dias 29 de setembro e 14 de novembro deste ano, em Campo Grande.  

Na ocasião, o artista plástico vai criar um cenário interativo, com cores que representam o pôr do sol e as matas de Mato Grosso do Sul, além de pintar miniaturas, que vêm sendo sucesso no meio da criançada.

“Espero trazer algo novo, estou me dedicando muito para esse evento. Eu já conhecia e estou realizando um sonho em participar, acredito que estou em um evento com grandes arquitetos da cidade, então, estou realizado”, afirma.

O convite chegou por meio da Galeria Meia Sete, que terá um ambiente no evento deste ano.

Últimas notícias

Referência

Antes do convite para participar da mostra, Daniel já havia se tornado referência no meio artístico. Entre os famosos que possuem obras dele estão: os cantores Projota, Loubet e Maiara & Maraisa, a apresentadora Lívia Andrade, os jogadores Talles Magno (Vasco da Gama), Marcelo Vieira (Real Madrid), Zé Roberto e Raphael Veiga (Palmeiras), o apresentador Fred (do canal Desimpedidos, no YouTube), entre outros.

Além disso, a área externa do apartamento dúplex do casal de influenciadores digitais Thiago Mansur e Gabriela Prioli conta com detalhes de sua arte.

Ele realizou também trabalhos para a Loud, maior instituição de games do Brasil, e para o Flamengo. No lançamento da camiseta do time em parceria com a Adidas, no Rio de Janeiro, Dan pintou um fundo para as fotos.

O vestiário da equipe Red Bull Bragantino, em São Paulo, foi feito pelo artista. 

“Sem dúvidas, a parceria com o Red Bull Bragantino me marcou muito esse ano, junto com o lançamento da camiseta da Adidas com o Flamengo, onde fiz o cenário para parte das fotos. Esses dois trabalhos ligados ao futebol me chamaram muita atenção, me marcaram, e eu estou muito feliz com resultado”, ressalta Daniel.

Mesmo que o estilo seja surpreendente, os materiais utilizados não fogem da realidade do dia a dia. Pincel, rolinho, spray próprio para grafite, tintas látex de tecido e de couro são o suficiente para Dan entregar os projetos.

ONDE TUDO COMEÇOU

Daniel começou a criar aos oito anos de idade, mas passou a sobreviver desse estilo há aproximadamente quatro anos. Ele conta que aprendeu o grafite na rua, sozinho. “Eu não decidi viver da arte, apenas aceitei que estava sendo maior do que qualquer trabalho que eu estava tendo na época”, pontua.

Entre os anos de 2017 e 2018, passou a mostrar mais o resultado do seu trabalho no Instagram, e foi assim que Daniel começou a percorrer mundo afora.

Sua arte cheia de cores, de sofisticação e de traços foi encontrada no Instagram pelo goleiro Sidão, do Figueirense.  

A partir disso, por meio de indicações, Dan foi ficando ainda mais solicitado no meio artístico.

“Ele foi o primeiro jogador, o que mais me ajudou e me acolheu na casa dele quando precisei. Os outros artistas foram surgindo naturalmente. Ganhei um reconhecimento e alguns produtores começaram a me seguir”, comenta o artista.

Além de trabalhar com pintura indoor – praticada, geralmente, em ambientes fechados –, ele customiza peças de vestuário no estilo grafite, dando mais visibilidade à arte urbana, que passou a ser vista como algo autêntico e tem atraído muitos olhares.  

Veículos e outros objetos pessoais também entram na mira para ganhar cara nova. Antes de realizar qualquer trabalho, é feita uma pesquisa junto ao cliente sobre hobbies, cores que mais gosta, personalidade e outras características que podem contribuir para o desenvolvimento do projeto. 

Em alguns casos, os clientes ajudam com ideias, mas geralmente já o procuram para a arte livre, ou seja, o que o artista quiser criar.

Serviço

Confira os trabalhos de Dan pelo perfil do Instagram.

Assine o Correio do Estado