Logo Correio do Estado

Campo Grande Auditoria Militar de Campo Grande realiza cerimônia comemorativa ao centenário nesta sexta Estarão presentes autoridades dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo e representantes das Forças Armadas 21 OUT 2021 • POR Thais Libni • 14h45

Em comemoração aos 100 anos das Circunscrições Judiciárias Militares (CJM), a Auditoria da 9ª Circunscrição Judiciária Militar, sediada em Campo Grande, realizará uma cerimônia comemorativa. 

Na solenidade, os magistrados homenageiam, com a medalha comemorativa do Primeiro Centenário, aqueles que contribuíram com a história daquele juízo. As cerimônias são transmitidas ao vivo, pelo canal do STM no Youtube .

O evento acontecerá às 15h, na sede da Auditoria, na Rua Terenos, 535 - Bairro Amambaí. Dentre os convidados, estarão presentes autoridades dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo e representantes das Forças Armadas. Presencialmente, o Superior Tribunal Militar (STM) será representado pelo Ministro Almirante de Esquadra Cláudio Portugal de Viveiros.

Últimas notícias

A 9ª CJM, com sede em Campo Grande, tem jurisdição sobre os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

 A Auditoria é conduzida pelo juiz federal da Justiça Militar Jorge Luiz de Oliveira da Silva. O juiz federal substituto da Justiça Militar Luciano Coca Gonçalves também atua no juízo.  

A Primeira Instância da Justiça Militar da União (JMU) é composta por 12 CJMs que se dividem em 19 auditorias espalhadas pelo território nacional. 

Em 2020, essa Primeira Instância completou o seu primeiro centenário e, em razão da pandemia, as comemorações alusivas à data passaram para 2021.  

Além de Campo Grande, outras cidades pelo país também terão solenidades comemorativas, sendo: São Paulo, Porto Alegre, Bagé, Santa Maria, Juiz de Fora, Curitiba, Salvador, Recife, Belém, Fortaleza, Brasília e Manaus.  

Parte da Programação

Dentro da programação comemorativa ao Centenário da Primeira Instância, foi editado o livro “Cem anos de história: Auditorias da Justiça Militar da União”, de autoria de Maria Juvani Lima Borges e Luciana Lopes Humig. 

A obra traz registros documentais dos principais marcos históricos e legais do processo de estruturação da Primeira Instância desta justiça especializada e pode ser acessada gratuitamente por meio do portal do STM.

Foram, ainda, divulgados no site e nas redes sociais do STM, a exposição virtual que trata dos 100 anos das Auditorias e vídeos alusivos à data.

Vídeo

As comemorações do primeiro centenário foram abertas em 2020 com o lançamento de um vídeo contando fatos importantes de sua história e a evolução do seu trabalho no decorrer desse século de atividades. 

A peça descreve desde acontecimentos mais recentes, como o julgamento dos controladores de voo envolvidos no apagão aéreo de 2007, até o trabalho desenvolvido pelas Auditorias durante a Segunda Guerra Mundial.  

Assine o Correio do Estado