O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será nos dois próximos domingos, dia 21 e 28 de novembro e esse é um período de muita preocupação e ansiedade para os participantes da prova que irão disputar por uma vaga no ensino superior.
Pensando no bem-estar dos candidatos, que além de lidarem com a pressão de colocarem à prova todo o conhecimento adquirido ao longo do ensino médio, também precisam manter a ansiedade e estresse sob controle para obterem os melhores resultados, o gerente de projetos estratégicos da Mind Lab, Thiago Zola, desenvolveu cinco dicas para que a concentração seja maior que a ansiedade nos dias da prova.
A primeira regra de ouro é diminuir o ritmo dos estudos à medida que a prova se aproxima para não desgastar a saúde física ou mental. Dê prioridade para atividades prazerosas e, mesmo durante os estudos, é importante fazer pausas e evitar longas horas debruçado sobre os livros.
Como o ritmo será diminuído, é legal fazer revisões pontuais, mas lembrar de descansar a mente e o corpo, aliviando a tensão da ansiedade.
Outra atitude fundamental para manter a saúde da mente em dia é praticar a autoconfiança e deixar de lado pensamentos negativos como os de cobrança.
Lembre-se que esse ano foi cercado de desafios, especialmente com estudos remotos e todas as dificuldades trazidas com a pandemia.
Também é importante ter em mente que se você estudou há grandes chances de se sair bem na prova.
“O estudante se preparou ao longo de anos para a prova e a possibilidade de ter êxito é grande, conforme sua dedicação aos estudos. Mas o resultado não determina quem a pessoa é, tampouco seu futuro.”, ressalta Zola
Tente durante a prova fazer alguns exercícios de respiração para melhorar a concentração e focar em uma questão por vez. Como o uso de máscara é obrigatório, é importante usar uma que não cause incômodo ou atrapalhe a respiração.
E, por fim, Zola diz que manter o foco no restante da prova e evitar pensamentos sobre possíveis fracassos ou o que irá fazer caso o resultado esperado não seja atingido é fundamental para manter o ritmo na próxima etapa.
“O que pode ser feito é revisar conteúdos e focar totalmente na segunda parte do exame.”, orienta.