Logo Correio do Estado

CORREIO B+ Algumas curiosidades e bastidores de Harry Potter Fazem 20 anos desde o lançamento do primeiro filme da saga Harry Potter nos cinemas 26 NOV 2021 • POR Ana Claudia Paixão • 06h00

E quem não gosta de saber sobre curiosidades e bastidores de seus filmes, séries e atores favoritos? 

Todo mundo, óbvio! Em comemoração aos 20 anos de uma das sagas mais amadas do mundo, Harry Potter, separamos para vocês aqui no espaço do B+ 10 fatos curiosos e de bastidores que rolaram desse fenômeno ao redor do mundo, que conquistou (e até hoje conquista) milhares de fãs de diferentes gerações. 

Desde 1997, quando foi lançado o primeiro livro, mais de 450 milhões de cópias foram vendidas e traduzidas em cerca de 70 idiomas. 

Além disso, todos os filmes acabaram ocupando um lugar na lista das 50 maiores bilheterias de todos os tempos! Então aproveita e confere aí...

  1. Poucos sabem J.K. Rowling, autora da série, faz aniversário no mesmo dia em que a saga.
  2. O vencedor do Oscar Steven Spielberg foi o primeiro diretor convidados pela Warner Bros. para dirigir “Harry Potter e a Pedra Filosofal”. Ele chegou a trabalhar alguns meses em ideias para desenvolver o filme, mas acabou desistindo.
  3. No projeto inicial, os filmes de “Harry Potter” teriam elenco americano e alguns atores já até haviam sido sondados pelos produtores. Um dos favoritos era Robin Willians, a principal escolha da Warner Bros. para interpretar Hagrid, mas por uma exigência da autora, todos os atores dos filmes seriam britânicos.
  4. Das 500 cópias impressas de Harry Potter e a Pedra Filosofal, em 1997, 300 foram doadas para bibliotecas. Uma delas, inclusive, chegou a ser vendida por US$ 40 mil.
  5. J.K. Rowling acumulou uma fortuna estimada em 1 bilhão de dólares e se tornou a primeira escritora a fazer parte da lista da respeita revista Forbes Americana.
  6. Para que os atores se familiarizassem com seus personagens, o diretor Alfonso Cuarón pediu para que cada um escrevesse uma carta sobre eles. Emma Watson (Hermione) escreveu 16 páginas; Daniel Radcliffe (Harry Potter), escreveu apenas uma; já Rupert Grint (Rony), nunca chegou a entregar a sua carta.
  7. Se na trama Harry continua com sua varinha do começo até (quase) o final, na vida real Dan Radcliffe precisou de muito mais. O ator quebrou nada menos do que 80 varinhas durante as filmagens. Além disso, foram necessários mais de 160 óculos para o personagem, já que Daniel quebrava todos. Além disso, os primeiros pares feitos para eles precisaram ser trocados por causa de alergia. “Tinham dois círculos de pontinhos brancos em volta dos meus olhos. Demorei semanas para perceber que era por causa dos óculos”, disse o ator ao jornal The Sun.  Daniel Radcliffe quebrou várias varinhas durante as filmagens porque na época, disseram que ele adorava utilizá-las como baquetas durante os intervalos.
  8. Aconteceu em Hogwarts uma infestação de piolhos. As filmagens do segundo filme, “A Câmara Secreta”, precisaram ser pausadas durante um período. Segundo o jornal Tribute é provável que tenham sido utilizadas as mesmas escovas de cabelo e pincéis de maquiagem para preparar todos os atores, o que acabou facilitando a proliferação dos parasitas.
  9. Na estação de trem King Cross, em Londres, foi criado um cenário em homenagem à plataforma 9 ¾, com um carrinho entrando na parede. No parque temático em Orlando, os fãs podem passear na réplica do Expresso de Hogwarts e se sentir no mundo dos bruxos por alguns instantes.
  10. Tom Felton chegou a fazer audições para interpretar Harry Potter e Rony Weasley. No entanto, acabou sendo escolhido para dar vida à Draco Malfoy.