Logo Correio do Estado

CORREIO B+ A São Paulo Fashion Week marca seu retorno com desfiles presenciais em sua 52ª edição. A moda se movimenta e tais movimentos nos mostram novos caminhos, descobertas e aprendizados. 26 NOV 2021 • POR Flavia Viana • 06h00

O público estava ansioso pela 52ª edição do maior evento de moda da América Latina, a São Paulo Fashion Week. 

Após duas temporadas virtuais o evento em formato híbrido finalmente foi apresentado dos dias 16 a 21 de novembro no Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque do Ibirapuera na capital paulista. 

O evento manteve também suas transmissões pelo site do SPFW que contou com oito marcas estreantes nessa temporada: Baška, Bispo do Anjos, Bold Strap, Corcel, Depedro, Fauve, Mnisis e Von Trapp.

Fazendo uma linha do tempo do SPFW, ele foi pensado como um projeto de longo prazo para alinhar movimentos de mercado e trabalhar na construção de uma cultura de moda no Brasil, reflexo de nossas muitas identidades e de uma natureza diversa, generosa e exuberante. 

As conquistas que colhem agora são fruto das sementes que foram plantadas ao longo desses 25 anos.

Nessa última edição, 51 marcas se apresentarem, com 27 desfiles presenciais e 24 virtuais. 7 marcas integrantes do projeto Sankofa também marcaram presença, desfilando fisicamente pela primeira vez. 

“Como já disse anteriormente, não se trata de roupas, se trata de pessoas”, diz Paulo Borges, fundador e diretor criativo do SPFW.

A temporada iniciou com o desfile da P.Andrade na Pinacoteca de São Paulo e terminou em Niterói, com a apresentação no Caminho Niemeyer que celebra os 30 anos da desejada marca Lenny Niemeyer.

A moda se movimenta e tais movimentos nos mostram novos caminhos, descobertas e aprendizados. 

Me lembro quando cobri o meu primeiro SPFW há anos atrás e percebo tantas transformações... 

A pluralidade é uma das palavras mais usadas nas últimas edições do evento, e na semana passada, ele contou com famosos, anônimos, marcas estreantes e também veteranas, roupas conceituais, mas também comerciais, é de fato um novo momento e um processo de regeneração.

As tendências se misturam. 

Elas vão e vem, e não têm ficado tão bem definidas, porque acredito que não seja tanto o objetivo, até porque ela não vem para ditar nada e sim para auxiliar nas suas escolhas de acordo com o seu estilo.

A tendência apresentada nas últimas edições da SPFW é a liberdade de expressão, o conforto e a felicidade de vestir aquilo que faz com que você se sinta bem e feliz!

O evento dessa temporada comemorou o retorno as passarelas presenciais, consciências, datas, projetos, iniciativas e a expectativa de dias melhores. 

A edição 52 do maior evento de moda do país celebrou o que faz há tantos anos, A MODA em todas as suas frentes e vertentes!