Logo Correio do Estado

saúde Com mais de 20 mil doses só na Capital, MS espera aval de Ministério para iniciar vacinação com Coronavac em crianças Autorização da Anvisa foi repassada nesta quinta-feira (20) 20 JAN 2022 • POR Gabrielle Tavares • 18h32

Após a liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para imunizar o público de 6 a 17 anos com doses da Coronavac, Secretaria Estadual de Saúde (SES) aguarda somente aval do Ministério da Saúde para iniciar vacinação.

"Estamos esperando o Ministério da Saúde, não podemos iniciar nenhum processo da saúde sem autorização", disse o secretário Estadual de Saúde, Geraldo Resende.

"Também temos que saber se o Ministério vai mandar quantitativo da Coronavac. Nós, por várias vezes, pedimos para não mandar Coronavac porque já tínhamos bastante, mas agora com essa resolução, vamos voltar a pedir para mandar", completou.

Apenas em Campo Grande, são mais de 20 mil doses disponíveis. O quantitativo de imunizantes disponíveis no interior ainda está sendo levantado.

Como afirmou a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), vacinas continuam sendo utilizadas para 1º e 2º dose em adultos e ainda, a aplicação da 2º dose deve ser priorizada em relação à distribuição em crianças.

Assim como a SES, a Sesau também aguarda autorização do governo Federal. 

Liberação da Anvisa

A decisão da Anvisa foi tomada durante reunião extraordinária da diretoria colegiada, nesta quinta-feira (20).  

Ao todo, cinco diretores votaram a favor da liberação: Meiruze Sousa Freitas, Alex Machado Campos, Rômison Rodrigues Mota, Cristiane Rose Jourdan e o próprio diretor-presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres.

A medida só não abrange crianças e adolescentes com idade entre 6 e 17 anos que sejam imunossuprimidas (com baixa imunidade).  

O público desta faixa etária que tenha comorbidades poderá receber a vacina, que será aplicada em duas doses, com intervalo de 28 dias.  

O imunizante é o mesmo utilizado em adultos, sem nenhum tipo de adaptação para uma versão pediátrica.

O público infantil já estava autorizado a receber a vacina contra o coronavírus, mas apenas a versão adaptada da Pfizer.  

Sinalizado pelo frasco laranja, o imunológico possui 10 doses de 10 microgramas, enquanto no roxo, para adolescentes e adultos, são 6 doses com 30 microgramas.

Em São Paulo, o governador João Doria (PSDB) já autorizou a vacinação de crianças de 6 a 17 anos com a Coronavac nesta tarde, assim que saiu a deliberação da Anvisa. 

Assine o Correio do Estado