O deputado federal Loester Trutis desistiu de filiar-se ao PTC, e se filiará ao PL na manhã deste sábado. Os planos dele também mudaram: se no mês passado era pré-candidato ao governo de Mato Grosso do Sul, agora é pré-candidato à reeleição ao mandato de deputado federal.
O pedido, segundo Trutis, foi feito na manhã desta sexta-feira (11) pelo presidente da República Jair Bolsonaro. Na manhã deste sábado (12), Bolsonaro participa de um ato com políticos de Mato Grosso do Sul, onde pessoalmente irá filiar o deputado sul-mato-grossense ao seu partido.
“O presidente Bolsonaro, me pediu para ser base e ajudar a ministra Tereza Cristina (da Agricultura) na eleição dela ao Senado. Por consequência, o PL não lança candidato ao Senado, e ministra Tereza sai candidata ao Senado pelo PP”, disse Trutis ao Correio do Estado.
A estratégia do grupo bolsonarista em Mato Grosso do Sul é ampla, envolverá vários partidos, e será gerenciada pela ministra da Agricultura. Por enquanto, PP e PL caminharão juntos em Mato Grosso do Sul, e mesmo outras legendas, como PSDB e Republicanos, também devem entrar na composição.
Por enquanto, o único parlamentar do PL em Mato Grosso do Sul era deputado estadual João Henrique Catan. Nesta semana, porém, o deputado Capitão Contar filiou-se ao partido, e Coronel David (sem partido) ainda pode se juntar a eles.
Trutis também pretende lançar sua esposa, Raqueli Lisboa, a deputada estadual, pelo PL. Inicialmente, ela estava no PTC, e seria a coordenadora da então pré-candidatura de Trutis ao governo.