Logo Correio do Estado

TURISMO Redescobrindo a "Dolce Vita" Terceiro país mais visitado da Europa, Itália surpreende com opções de passeio que prometem reinventar roteiros tradicionais 27 ABR 2022 • POR Marcos Pierry • 08h31

A Europa permanece como o continente mais visitado do planeta. E, entre todos os seus 50 países, a Itália figura em terceiro lugar na lista dos que mais atraem turistas, segundo o ranking divulgado por um portal espanhol recentemente.

Com 62 milhões de visitantes anuais, a terra do mercador Marco Polo (1254-1324), do múltiplo talento Michelangelo (1475-1564) ou da atriz Sophia Loren, fica atrás apenas da França, que ocupa o primeiro lugar com quase 90 milhões de turistas; e da Espanha, em segundo lugar, beirando os 83 milhões de turistas a aportar em seus limites a cada ano.

Com a primavera prestes a atingir a plenitude dos botões, cores e aromas que tomam conta do seu território no auge da estação, a Itália, mais do que nunca, reúne vários dos atrativos recorrentes na hora do viajante decidir um novo destino: por exemplo, o rico patrimônio histórico - afinal, qual o país que segue ostentando a patente de “berço da civilização”? - e uma gastronomia apreciada no mundo todo, de apelo, ao mesmo tempo, popular e requintado.

A extensa, e estrelada, carta italiana de vinhos é repleta de rótulos premiados e as paisagens são de tirar o fôlego em todas as regiões da nação que popularizou muito mais que a pizza e o canto lírico. Um dos viços - veja logo a seguir - é se deparar com um roteiro que mostra porque o país é a terra do risoto.

Depois de dois anos fechada para os turistas brasileiros, a Itália reabre as suas portas e mostra, sob a indicação de alguns especialistas de viagem, o que há para redescobrir em uma diversidade de destinos surpreendentes. 

A mineira Deyse Ribeiro, que vive no país há 14 e há uma década atua produzindo conteúdos culturais e turísticos para outros profissionais ou para as próprias consultorias que presta, é uma dessas “experts”.

Especializada em roteiros que têm o principal objetivo de fugir do comum quando o assunto é “turismo na Itália”, a brasileira propõe passeios descolados, que inovam, sem rejeitar, muito pelo contrário, o que chama de boa e velha “dolce vita italiana”. Confira:

Arrozais de Piemonte

Você sabia que o arroz da região de Piemonte é um dos mais caros do mundo e é envelhecido por mais de um ano? 

Em uma das opções de passeio, é possível visitar as fazendas onde se produz o risoto preferido dos chefs estrelados ao redor do mundo, conhecer o sistema de produção e o museu histórico, além de degustar o verdadeiro sabor de um dos mais famosos pratos da gastronomia italiana.

Trufas

As trufas, ou tartufos, em italiano, são uma espécie de cogumelo subterrâneo, identificado com a ajuda de cães, e apreciado pela alta gastronomia ao redor do mundo. 

Caçar as trufas é uma experiência muito procurada por amantes da culinária. 

A aventura começa bem cedo nos bosques, em companhia de um caçador experiente, e termina com a degustação de pratos que contêm o ingrediente fresco. Esse tour pode ser realizado em várias regiões da Itália, como Toscana, Umbria e Piemonte.

Queijos

De norte a sul da Itália, é possível provar uma variedade saborosíssima de queijos, muitos deles apreciados na gastronomia internacional, como o famoso gorgonzola (Lombardia), o bra (Piemonte), o pecorino (Toscana), a mozzarella (Costa Amalfitana e Campania), entre outros.

Há diferentes formas de produção, que dependem muito do contexto geográfico e histórico de cada região italiana. 

Uma das indicações é o passeio enogastronômico para aprender a fazer três tipos de queijos, incluindo degustação de pratos italianos à base da iguaria e vinhos, além de visitas guiadas em português por cidades como Cortona e Montepulciano.

Vinhos

Um dos principais destinos no radar dos amantes dos vinhos, a Itália tem verdadeiros achados no quesito vinícolas, conhecidas apenas por locais e especialistas. 

Imagine visitar a vinícola com uma das videiras mais antigas do país, localizada no alto da bela Costa Amalfitana, ver de perto a produção do Franciacorta, delicioso espumante italiano, ou participar do Trekking do Prosecco? 

Esse último acontece uma vez ao ano e proporciona 14 degustações ao longo do trajeto. 

São experiências que tornam a viagem um passeio de sabor único.

Cultura medieval

A Itália tem uma cultura muito rica, que pode ser contemplada não só pelo seu patrimônio histórico, mas também pelas dezenas de eventos medievais e folclóricos espalhados pelo país, que tornam a viagem ainda mais memorável. 

Uma das dicas imperdíveis: assistir o Palio de Siena de uma das janelas ou balcões da cidade, ver de perto os Gioco del Ponte, em Pisa, ou o Calcio Storico, em Florença. São festas imperdíveis da cultura local.

De barco

Banhada por diversos mares, a Itália conta com um litoral privilegiado, desde praias de areia até impressionantes falésias enfeitadas por casinhas coloridas e pequenos vilarejos - aliás, como destacado na edição de 11 de abril deste Correio. 

Por isso, um romântico passeio de barco por destinos como Sardenha, Cinque Terre ou Costa Amalfitana é, sem dúvida, imperdível.

Outra atração muito buscada são os passeios de barco pelos famosos lagos italianos, como Lago de Como, Lago Maggiore e Lago de Garda, onde as paisagens que os rodeiam são uma atração magnífica por si só.