Uma Sucuri-verde, com cerca de seis metros, foi vista estrangulando uma capivara em Bonito, Mato Grosso do Sul. A espécie identificada como Eunectes Murinus prendeu o animal submerso por aproximadamente 1h30.
O fotógrafo Hudson Garcia presenciou o momento. O profissional está acostumado a ver cenas como essa há 20 anos e relatou que o encontro com a sucuri o emocionou.
“Foi um dos encontros mais emocionantes da minha vida. Já trabalhei com serpentes, mas encontrar uma sucuri gigante, em um rio de água completamente cristalina, foi muito especial.”, ressaltou.
Confira o vídeo com reprodução do Youtube.
Hudson conta que estava em Bonito a passeio quando se deparou com o réptil enrolado na capivara, já morta. Após a cena ele decidiu se aproximar do animal e guardar o momento através da fotografia.
“Mesmo com a proximidade, a serpente não mostrou sinal de agressividade, procuramos respeitar o espaço dela. Se estressar o animal, você se coloca em perigo”, disse o fotógrafo.
De acordo com estudiosos e biólogos, o processo digestivo de uma cobra pode durar semanas. Para conseguir abocanhar a presa estrangulada, o animal expande os órgãos e a pele. O processo permite que a cobra "cresça" em até três vezes o tamanho original.
Espécie
A Sucuri Eunectes Murinus, ou sucuri-verde é encontrada apenas na América do Sul. Seu comportamento é ágil no meio aquático, mas lento em terra. Na água, podem chegar a ficar até 30 minutos em apneia.