Logo Correio do Estado

OPORTUNIDADE Ação social para imigrantes em Campo Grande atende 200 estrangeiros Quem procurou o serviço neste sábado pode fazer cadastro de vagas de emprego e regularização migratória 11 JUN 2022 • POR Judson Marinho • 17h31

Público alvo da ação, diversos imigrantes estiveram presentes na manhã neste sábado(11), em frente a sede da Coordenadoria de Apoio aos Órgãos Colegiados da Sedhast (CAORC), para receber os serviços de atendimento social.

Segundo a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), a expectativa era de atender ao menos 100 imigrantes na ação, porém a procura foi o dobro do esperado, com 200 estrangeiros presentes no evento.

Na ação foram ofertados serviços de cadastro de vagas de emprego, regularização dos documentos migratórios e exames de ultrassom de mama e vacinação contra gripe.

O atendimento destas atividades foram feitas pela Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab), Centro de Atendimento em Direitos Humanos (CADH) da Sedhast e pelo Grupo social Onça Pintada. 

Os demais parceiros na ação foram: OAB/MS, Defensoria Pública da União (DPU), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) e Fundação para o Estudo e Tratamento das Deformidades Crânio-Faciais (Funcraf).

Segundo a Secretária da Sedhast, Elisa Cleia Nobre, o serviço oferecidos na prática vem para facilitar a vida dos imigrantes em Campo Grande. "É uma ação importante para esse público. O evento foi aberto para todas as nacionalidades, e sem dúvida, contribuimos para o desenvolvimento dessas pessoas em nosso país”, pontuou Elisa.

Para receber o atendimento na ação não foi necessário realizar nenhum tipo de pré-cadastro. Os imigrantes puderam comparecer com o documento que eles tinham a disposição para realizaram a devida regulamentação para morarem no país.

Durante a semana instituições de acolhimento foram visitadas para que fossem distriuidos, convites em diversos idiomas, com o  inglês, espanhol e crioulo.

Também houve espaço no evento para apresentações culturais de venezuelanos e entretenimento para crianças com pinturas corporais.

 

Assine o Correio do Estado