Logo Correio do Estado

CRIME ORGANIZADO Após acidente aéreo, polícia apreende avião usado pelo tráfico internacional de drogas Aeronave tinha um mandado de busca e apreensão na Justiça de Santa Catarina 11 JUL 2022 • POR Ana Clara Santos • 12h27

Durante buscas na região de Paiaguás, no Pantanal, o Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco), da Polícia Civil, apreendeu uma aeronave que era utilizada no transporte de drogas pelo narcotráfico, dando um prejuízo de R$ 1,5 milhão para o crime organizado. 

De acordo com as informações policiais, o avião Beech Aircraft, modelo 58, era irregular e tinha uma ordem de busca e apreensão em aberto desde 13 de fevereiro de 2020, conforme determinação da  1ª Vara Federal de Itajaí (SC) do Tribunal Regional Federal da 4ª Região. 

O mandado de apreensão do avião foi expedido dentro da operação que investigava organização especializada em tráfico internacional de drogas e armas, que vinham da Bolívia. 

Conforme o apurado pela Polícia Federal de Santa Catarina, os criminosos usavam a região portuária brasileira para mandar drogas para o exterior. 

Ainda conforme o Departamento, o local onde a aeronave foi encontrada, uma mata fechada na região pantaneira, servia de base de apoio ao narcotráfico com estrutura para poucos e decolagens clandestinas, bem como para reabastecimento e manutenção dos aviões. 

Além disso, no local também foi encontrado uma estrutura camuflada para armazenamento das drogas transportadas.