Logo Correio do Estado

PREMIAÇÃO IAB-MS

Arquitetos com até 10 anos de profissão disputam prêmio que exibirá obras ao mundo

Inscrições estão abertas até 26 de agosto para projetos executados em MS, que serão incluídos em revista eletrônica

16 JUL 2022 • POR Leo Ribeiro • 16h00

Ainda "frescos" e tentando emplacar seus nomes na profissão, arquitetos - que sejam formados há no máximo 10 anos -, terão a chance de mostrar o seu trabalho executado em Mato Grosso do Sul, através do "1.º Prêmio IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil) MS Jovem Arquiteto", que encerra suas incrições no dia 26 de agosto. 

Conforme o idealizador da premiação e coordenador do evento, o arquiteo Carlos Lucas Mali, essa iniciativa - que tem o patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso do Sul (CAU/MS) -, tem objetivo de ser janela do trabalho desses novos profissionais, não só com reconhecimento através da premiação. 

Cada arquiteto, que seja formado há no máximo 10 anos - e já tenha executado uma obra em Mato Grosso do Sul nesse período - terá seu trabalho inscrito diretamente anxado à uma revista eletrônica, que será amplamente divulgada nos arquitetura, nacionais e internacionais.

"Porque normalmente o jovem não tem chance de mostrar seu trabalho. Ele forma, se gradua, vai fazer uma obra pequena e não tem chance. De qualquer forma, todos farão parte de uma revista eletrônica", disse Lucas. 

Importante frisar que, os arquitetos não precisam ser necessariamente sul-mato-grossenses, o prêmio é aberto para profiossinais de qualquer nacionalidade e região, desde que a obra tenha sido executada dentro de Mato Grosso do Sul.

Membro do Conselho Nacional do IAB; ex-presidente do IAB-MS e vice-presidente nacional do IAB, ele detalha que todos os trabalhos inscritos serão compilados nessa obra virtual, que será amplamente divulgada após o fim do concurso.

"O grande prêmio que vai receber é a divulgação do seu trabalho. As inscrições são gratuitas, e tem que ter no máximo 10 anos de formado, além de registro ativo no conselho e de sua obra (Registro de Responsabilidade Técnica). Tem que estar toda regularizada, e ele vai mostrar através de fotografias e plantas, vai fazer um memorial descritivo da obra", expõe. 

Como a premiação é para obras construídas, toda a estrutura de um site foi construída para a submissão do trabalhos, por parte dos profissionais, que poderão inscrever um número ilimitado de obras, que se dividem em quatro categorias: 

Arquitetura de Interiores Corporativa - (toda e qualquer obra de arquitetura de interiores que não seja residencial);Obras Residenciais - (quaisquer obras que tenham função predominantemente residencial, podendo ser multiresidencial ou uniresidencial, sem limite de altura ou área);Obras Corporativas - (obras comerciais, industriais, de serviços ou qualquer outra atividade que não sejam de uso residencial, sem limite de altura ou área), eObras Paisagísticas e Urbanísticas - (realizadas em áreas de domínio público ou privado, não residenciais, que não sejam apenas edificações, tais como praças, loteamentos, jardins, estruturação urbana, calçadões etc) 

Importante ressaltar que as inscrições estão abertas desde o dia 08 de junho. Todas as informações do regulamento você encontra através do site www.premiacaoiabmsjovemarquiteto.iabms.org.br/edital/

Próximas etapas

Passado o dia 26 de agosto, a equipe organizadora ficará responsável pela estruturação de um material, juntando toda a informação inscrita pelos candidatos, para que esse seja encaminhado e avaliado - por um período de 10 dias -, por uma banca composta por 30 jurados, todos com mais de uma década de exercício da profissão. 

""É um de cada um Estado do Brasil, sendo 30 jurados. Nós mesmos vamos montar o que será repassado para os jurados, para ter uma diversidade de opiniões sobre as obras", pontua o arquiteto. 

Lucas ainda frisa que, como o trabalho pós período de inscrições é difícil de medir, por conta de ser a livre a quantidade de trabalhos inscritos, a data marcada inicialmente para a entrega das premiações fica sendo 22 de setembro. 

Ainda, como serão premiados as três primeiras colocações de cada categoria, vale ressaltar que, naquelas obras que possuem coautores, todos os membros precisam estar cumprindo os critérios de cadastro exigidos.  

Na página www.premiacaoiabmsjovemarquiteto.iabms.org.br é possível ter acesso à toda a lista do corpo de jurados, onde também são registradas as incrições.  

Após o primeiro cadastro, em até 24 o profissional receberá a confirmação para começar a submeter suas obras ao 1.º Prêmio IAB-MS Jovem Arquiteto. 

Também, o idealizador da premiação lembra que todos os trabalhos podem ser submetidos, não sendo exigido tamanho específico, podendo ser projetos em lojas, praças, banheiros, etc.

Ainda, caso a execução de obra tenha sido para terceiros, o profissional ficará encarregado de garantir que cada trabalho enviado esteja, previamente, autorizado. 

"Não tem tamanho, pode ser um pequeno obelisco ou um prédio. Não importa. Estamos tentando incentivar. Nunca houve nenhuma premiação de forma qualitativa pelo Instituto de Arquitetos. Esse é a primeira vez que a gente vai premiar obras dessa forma", finaliza ele.

Assine o Correio do Estado