Logo Correio do Estado

TEMPO

Chuva causa pane em semáforos, queda de árvores e deixa bairros sem energia

Choveu 121,6 milímetros nas últimas 72 horas em Campo Grande

18 AGO 2022 • POR Naiara Camargo • 11h01

O grande volume de chuva que atinge Campo Grande pelo segundo dia consecutivo foi suficiente para causar estragos e transtornos.

Após um período de estiagem, o tempo mudou na tarde de terça-feira (16), quando houve chuva acompanhada de rajadas de ventos fortes. As precipitações retornaram nesta quinta-feira (18).

Houve queda de árvores e galhos, destelhamento de casas, pane em semáforos e ruas alagadas, além de queda de energia em alguns bairros.

Em um dos casos, uma árvore de grande porte caiu em cima de uma casa na rua Dário Anhaia Filho, Parque Lageado, em Campo Grande.

De acordo com a Energisa, 12 regiões de Campo Grande estão sem energia elétrica.

“As ocorrências se concentram nos bairros Jardim Centenário, Moreninha, Nova Lima, Conjunto Aero Rancho, Parque dos Novos Estados, Chácara dos Poderes, Parque Residencial Rita Vieira, Guanandi, Tiradentes, Parque do Lageado e Jardim Centro Oeste, além do Centro da Capital”, afirmou a concessionária em nota.

Equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep) informou que serviços de reparos serão feitos assim que a chuva parar.

O Correio do Estado entrou em contato com o Corpo de Bombeiros para saber o número de ocorrências atendidas relativas à chuva, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.

Chuva

De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), choveu 121,6 milímetros (mm) nas últimas 72 horas em Campo Grande.

Segundo a Energisa, 540 mil descargas elétricas - raios - foram registradas em Mato Grosso do Sul. Os ventos atingiram 85 km/h.

Campo Grande registrou 51,8 milímetros de chuva entre terça (16) e quarta-feira (17). Até o fechamento desta reportagem, o volume de chuva ocorrido nesta quinta-feira (18) não foi atualizado.

Em 18 dias de agosto, choveu quase três vezes mais que o previsto para todo o mês.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma frente fria está de passagem em Mato Grosso do Sul, provocando chuvas, ventos e queda de temperaturas.

A previsão é que os termômetros despenquem a partir desta noite (18) no Estado. O Inmet emitiu alertas de declínio na temperatura, onda de frio e tempestade para o Estado.

A previsão para esta quinta (18) é de chuva, céu nublado e tempo instável. Os termômetros irão despencar na sexta-feira (19) e sábado (20).

Termômetros devem bater 7ºC na sexta-feira em Campo Grande, 4ºC em Ponta Porã, 10ºC em Corumbá, 11ºC em Sonora e 11ºC em Três Lagoas.

No domingo (21), temperaturas voltarão a subir e o tempo fica estável, com céu claro, sol e tempo seco.

Cuidados

O tempo chuvoso requer cuidados de sul-mato-grossenses. Confira:

Em caso de chuva: não enfrentar pontos de alagamento ou enxurradas; procurar rotas alternativas no trânsito e dirigir devagar;Em caso de raio: evitar locais abertos; não ficar debaixo de árvores; não ficar próximo a cercas de metal; ficar calçado e desligar eletroeletrônicos da tomada;Em caso de granizo: deve-se tomar cuidado no deslocamento após chuva de granizo, pois o chão fica escorregadio.