Logo Correio do Estado

CULTURA Confira as atrações nacionais do Festival Campão Cultural O edital de chamamento de artistas locais foi divulgado nesta terça; inscrições vão até sábado (17) 13 SET 2022 • POR Bianka Macário, Valesca Consolaro • 11h00

Segunda edição do Festival Campão Cultural – Arte, Diversidade e Cidadania se aproxima e principais atrações nacionais do evento artístico da Capital foram divulgadas, oficialmente, em solenidade desta terça (13). O Campão 2022 vai acontecer de 8 a 15 de outubro. 

Os shows nacionais vão acontecer, quase todos, na Esplanada Ferroviária, principal ponto de encontro do evento desde a primeira edição. Confira as datas e os nomes: 

Com exceção do Super Combo que acontecerá na Garage, todos os demais shows serão realizados na Esplanada Ferroviária. 

Além das atrações de show nacionais, o Festival vai contar com a Feira dos Saberes Artesanais, a Feira da Música e a Corrida das Drags, ambos realizados no armazém da Esplanada. 

Por outro lado, os stands do artesanato serão expostos no gramado da esplanada. 

Já as Ações de Moda e Artes Visuais vão acontecer no Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul (Marco).

A extensa programação inclui os eventos na Esplanada Ferroviária, Praças Ari Coelho e do Rádio, além do Parque das Nações Indígenas e mais 4 bairros da cidade.  

Espera-se um público de mais de 80 mil pessoas durante os dias do festival.

A programação completa com todo o rol de atrações artísticas e artesanais será divulgada nos próximos dias. 

Geralmente, as atrações artísticas, selecionadas por meio de edital, são apresentadas em diferentes pontos das cidades, distribuídas em bairros que ainda serão divulgados.

Segundo o secretário da Secretaria Estadual de Cidadania e Cultura do Estado (Secic), Eduardo Romero, está sendo realizado um trabalho para que este seja o maior festival do Estado.

“É uma programação diversa, multicultural, com muitas linguagens. A proposta do campo cultural é ser um festival mais urbano, mais contemporâneo. Então as linguagens dentro dessa linha, elas são mais valorizadas e a gente tem um encontro que perpassa por todos os caminhos”, destacou. 

Entre as modalidades artísticas do evento estão a música, o teatro, a gastronomia, as artes visuais, o grafite, o hip hop, entre outras. 

O secretário destaca, ainda, a importância de levar o evento para os bairros da Capital. 

“A cultura precisa seguir sempre 2 pilares fundamentais, descentralização e acessibilidade. Quando a gente fala de descentralizar, você não tem um único lugar de referência física para as coisas acontecerem. Por isso, é importante que as ações cheguem aos municípios, aos bairros da periferia, para que todas as pessoas possam ter esse acesso”, disse. 

Logo, a distribuição em bairros pode facilitar para que mais pessoas tenham acesso a pelo menos parte das atrações culturais. Neste ano, serão 4 bairros incluídos no evento. 

“A gente pensou nas regiões norte, sul, leste, oeste, para contemplar, em especial, os bairros mais populosos”, explicou o secretário. 

O governador, Reinaldo Azambuja, reforça que o evento vai percorrer todas as regiões de Campo Grande. 

Ele destaca, ainda, que a ação é uma parceria do Governo do Estado com a prefeitura, a qual cedeu todos os espaços, enquanto o Governo banca o custo do festival. 

Neste ano, o Festival conta com investimento do montante de R$ 12,8 milhões. 

Chamamento público 

O edital chamamento público para os artistas locais foi publicado nesta terça (13), no Diário Oficial do Estado (DOE-MS). 

Os proponentes poderão se inscrever entre os dias 8 a 17 de setembro de 2022, através dos links:

Entre algumas regras, foi disposto que só poderão ser inscritas propostas que não tenham participado do 16º Festival América do Sul Pantanal, do 21º Festival de Inverno de Bonito e do 1º Campão Cultural. 

Ou seja, poderão se inscrever artistas, grupos e coletivos que participaram destes festivais, desde que proponham um novo show, espetáculo e obra de arte. Tal regra tem exceção apenas para as categorias de Literatura e Moda. 

Além disso, conforme as informações do edital, serão selecionadas propostas de acordo com o número de vagas determinadas em cada categoria, podendo ter a mesma quantidade de suplentes e por ordem de pontuação.

O proponente deverá apresentar obra igual à proposta selecionada, não podendo substituí-la por outra em hipótese alguma.

Após o período de inscrições, a análise das Comissões de Seleção será realizada de 19 a 23 de setembro. Posteriormente, a publicação dos selecionados acontecerá em 27 de setembro.

Serviço 

Para mais informações, dás 8h às 11h30 e das 14h às 17h30 de segunda a sexta-feira:

Relembre

Em 2021, a primeira edição do festival aconteceu durante 14 dias, a diversidade artística e cultural foi um destaque em toda a programação, com mais de 150 atrações em 20 locais diferentes, por 10 bairros da Capital e dois distritos: Rochedinho e Anhanduí.