Logo Correio do Estado

PETS Cães enxergam até seis metros de distância e veem apenas duas cores; veja quais Veterinária explica que animais de estimação não enxergam as mesmas cores que o ser humano 14 SET 2022 • POR Naiara Camargo • 10h32

Em entrevista ao Correio do Estado, a médica veterinária Daniele Salomão Mascarenhas afirmou que cães e gatos enxergam tons de amarelo e azul, de forma acinzentada. 

Ou seja, os pets têm visão cinzenta, como se as cores (amarelo e azul) ficassem mais escuras e apagadas.

Os animais de estimação enxergam melhor a luminosidade do que as cores. Portanto, eles não enxergam as mesmas cores que o ser humano e é mito que eles veem preto e branco. 

“Nós temos um grupo de células que se chamam cones, que é bem mais complexo, completo e em maior número no ser humano. Nos cães é menor, por isso que acaba que eles enxergam menos cores do que nós. Eles enxergam um tom mais acinzentado, mais azulado”, explicou a veterinária.

Em entrevista ao Correio do Estado, a médica veterinária Gizelly Bandeira afirmou que cães e gatos possuem apenas dois pigmentos na retina, enquanto o ser humano possui três.

"Os animais não são prejudicados por essas diferenças, compensam com sua habilidade de visão noturna, movimentos com maior exatidão e suas capacidades auditiva e olfativa são muito superiores às nossas", esclareceu.

Os animais de estimação enxergam até seis metros de distância, enquanto o ser humano 22 metros. 

“Os animais enxergam super bem, mas menos que nós. Eles conseguem perfeitamente identificar pessoas e desviar de obstáculos. O que está perto deles é bem nítido, porém em um tom mais acinzentado”, detalhou.

A audição e olfato dos animais são mais desenvolvidos que do ser humano. “A audição e o olfato compensa essa dificuldade de visualizar as cores. Eles desenvolveram mais o olfato e audição do que a visão”, reiterou. 

Os cães têm os mesmos problemas de visão que o ser humano, como glaucoma, catarata, conjuntivite, úlcera de córnea, tumor, perda de visão e problemas de lubrificação. 

“Os problemas de visão mais comuns variam de acordo com a idade também, animais geriátricos, então eles podem ter os mesmos problemas que nós nos olhinhos”, afirmou. 

Expectativa de vida

Animais de estimação, como cães e gatos, podem viver até os 18 anos, de acordo com a médica veterinária, Daniele Salomão.

A expectativa de vida varia conforme a raça e porte do animal. Gatos podem viver de 14 a 18 anos.

Já cães de pequeno porte vivem, em média, até os 16 anos e cães de grande porte até os 14 anos.

Cachorros como pug e bulldogs tem expectativa de vida de oito a dez anos devido à predisposição a problemas respiratórios.

“Mas é muito comum entrar animais de 18 anos por exemplo, por isso existe tanta divergência entre os autores, porque são muitas variáveis”, ressaltou.

De acordo com a veterinária, é possível aumentar a expectativa de vida de cães e gatos praticando as seguintes atitudes: