Logo Correio do Estado

FLORES Primavera começa nesta quinta-feira com chuva em Mato Grosso do Sul Nova estação chega às 22h04min e promete ser a mais quente do ano 22 SET 2022 • POR Naiara Camargo • 13h00

A primavera começa às 22h04min desta quinta-feira (22) e termina às 18h48min de 21 de dezembro de 2022 em Mato Grosso do Sul.

A virada de estação será de tempo instável, chuva, céu nublado, temperaturas amenas e ventos. 

Segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec), a massa de ar frio deve permanecer neste fim de semana no Estado, com maior intensidade na sexta-feira (23) e sábado (24), quando a mínima bater 8°C em Mato Grosso do Sul.

Campo Grande amanheceu debaixo de chuva nesta quinta-feira (22), pelo terceiro dia consecutivo. De acordo com o meteorologista Natálio Abrahão, a média de chuvas na Capital foi de 17,7 mm, sendo 19,8 mm no Jardim Panamá, 19,8 mm na UPA Aparecida Gonçalves, 13,8 mm na vila Santa Luzia e 20,6 mm no Carandá Bosque. 

Hoje, 22 de setembro, o dia e a noite terão exatamente 12 horas cada um. 

A estação é caraterizada pela floração de plantas, dias mais longos e noites mais curtas, retorno da abundância de chuvas, aumento da umidade do ar e altas temperaturas em Mato Grosso do Sul.

A primavera é a estação do ano de transição entre o inverno e verão. Se no sul é primavera, no norte é outono. O mesmo acontece nas estações de verão e inverno.

De acordo com prognóstico divulgado por Abrahão, a estação terá temperaturas extremamente altas e e promete dias de muito calor. Segundo o meteorologista, outubro será o mês mais quente do ano. 

Temperaturas

A primavera será extremamente quente no Estado. As temperaturas serão elevadas em todas as regiões de Mato Grosso do Sul em função da forte radiação solar e da maior frequência de dias com céu claro.

As temperaturas devem atingir as máximas mais elevadas do ano e outubro deve ser o mês mais quente de 2022. 

As máximas devem se manter acima de 33ºC na maioria dos dias em todas as regiões e ultrapassar os 39 graus, eventualmente, nas regiões Leste e Oeste do estado. 

Não se descarta a possibilidade de ocorrer massas de ar frio (não intensas) que podem causar declínio de temperatura do centro-sul do Estado.

Na primavera, as temperaturas irão aumentar mais em frequência e menos em intensidade (mais dias com altas temperaturas, mas sem subir muito) nas regiões Norte, Nordeste, Oeste e Leste. 

Rajadas de vento serão superiores a 60 km/h durante a primavera, em Mato Grosso do Sul.

Chuvas

Haverá temporais, chuvas fortes, raios, descargas elétricas de grande intensidade, ventos fortes e queda de granizo na primavera. 

A probabilidade de enchentes e inundações é elevada. Pode ocorrer grandes volumes de chuva em curtos períodos, causando transbordamentos, queda de arvores e obstruções em canais e redes de esgotos. 

As chuvas retornam aos poucos e passam a ser mais frequentes e intensas no decorrer dos meses. 

As pancadas de chuva e trovoadas têm início no fim da tarde e fim no começo da noite. 

A princípio, ocorrem inicialmente nas primeiras horas da tarde e, com o avanço da estação, prosseguem para o fim da tarde e até o começo da noite. 

Raios ultravioleta

A estação indica elevação máxima da presença dos raios ultravioleta em todas as regiões do Estado. Quanto mais clara é a pele, maior é a absorção e os danos cumulativos dos raios U.V.

A exposição excessiva ao sol causa danos irreversíveis para seres humanos. As pessoas devem evitar exposição ao sol das 10h às 15h.

La Niña

De acordo com a Organização Meteorológica Mundial (OMM), o evento La Niña pode ter “episódio triplo” na primavera, algo inédito e que preocupa a Organização das Nações Unidas (ONU). 

O “episódio triplo” do La Niña pode causar tanto secas intensas, quanto chuvas intensas. 

A probabilidade de o fenômeno La Niña atingir o oceano pacífico pelo terceiro verão seguido é de 70%. 

O La Niña atual começou em setembro de 2020, e, de acordo com o relatório da OMM, as chances do fenômeno prosseguir até fevereiro de 2023 é de 55%.