Logo Correio do Estado

CORREIO B+

Onde dói mais tatuar? Descubra quais são os lugares mais sensíveis do corpo

Afinal, fazer tattoo dói? Tatuadora e ilustradora de artes, Clari Benatti lista os lugares mais sensíveis do corpo e afasta mitos sobre as dores

24 SET 2022 • POR Flavia Viana • 15h09

Quando optamos em fazer uma tatuagem, uma das prioridades, além de como ela ficará esteticamente, é questionar a escala de dor durante o processo. 

A especialista em fineline e ilustradora de artes Clari Benatti revela quais são os lugares mais sensíveis do corpo para arriscar um desenho.

De acordo com Clari Benatti, a sensação do cliente vai depender do estilo e o local do corpo que a pessoa escolher para “rabiscar”.

 “É muito difícil descrever a dor de uma agulha quando se faz uma tatuagem. No meu estilo, o fineline, já ouvi clientes falando que parece um arranhão de gato”, brinca a profissional.

Para a primeira tatuagem, Clari aconselha que a pessoa escolha uma área menos dolorosa, mas ressalta que isso não será um fator decisivo. Para ela, o importante é o resultado final e entender que a dor faz parte do “ritual” de se ter uma tattoo.

“Quando alguém quer muito fazer uma tatuagem, especialmente as que têm um valor sentimental, a dor é um fator secundário”, afirma.  

Benatti lista as partes do corpo consideradas menos sensíveis, frisando que cada pessoa tem uma tolerância à dor. “Braços, pernas e costas”, conta. 

As partes mais dolorosas são: “Costela, pé, pescoço, peitoral e as regiões onde a pele é mais fina, como a parte interna da coxa, a parte de trás dos joelhos e o pulso”, acrescenta.

Outro fator que pode ser determinante para uma pessoa sentir mais dor é o tamanho da tatuagem que, por conta disso, acaba levando mais tempo para ser finalizada.

“A tatuagem pode ser pequena e o local muito dolorido, fazendo com que a experiência seja um pouco mais difícil. Por outro lado, você pode escolher uma tatuagem grande, mas num local tranquilo. Então, no fundo é mito”, finaliza Clari Benatti.