relatório Focus desta semana, próximo a eleição de 2022 traz otimismo para a economia, seja em 2022, seja em 2023.
Com expectativas de redução do IPCA e da Selic e aumento do PIB, as previsões são positivas para a economia brasileira após as eleições.
O que o mercado ainda não consegue precificar é quem será o gestor da cadeira presidencial e os integrantes do grupo de deputados e senadores que irão gerenciar as decisões no congresso nacional.
As definições no congresso são fundamentais para entender a linha de atividade das políticas e decisões tomada pelas casas. O executivo, seja com o atual presidente, seja com um novo presidente tem um desafio de atender as demandas do país e organizar pautas que façam o país continuar crescendo nos pós pandemia.
As expectativas são positivas, mas uma guinada na política econômica pode mudar as previsões e o resultado até o momento alcançado pode se tornar zero e proporcionar um novo e longo processo de inércia econômica, como já vimos em mudanças de governo.
Pelos números do relatório Focus, a manutenção da política econômica é um fator crucial para atrair investimentos, manutenção das taxas de crescimento e principalmente continuar com as políticas liberais na economia.