Logo Correio do Estado

Eleições 2022 Travamento de urna forma fila e estende votação no Colégio Dom Bosco Cerca de 40 pessoas aguardaram para votar no local; horário para votação foi encerrado às 16h 2 OUT 2022 • POR Alanis Netto, Rodrigo Almeida • 16h25

Na tarde deste domingo (2), durante as votações para o primeiro turno das Eleições 2022, a seção 24 do Colégio Salesiano Dom Bosco enfrentou problemas com um travamento de urna. Segundo apuração do Correio do Estado, a urna chegou a ser substituída, mas a nova travou novamente outras três vezes.

Eleitores que aguardavam na fila afirmaram que estavam esperando há aproximadamente 2 horas. Tatiane Gasparetto foi uma delas. Ela trabalhou durante a manhã como auxiliar em outra escola, mas, assim como nas eleições anteriores, precisou votar no Colégio Dom Bosco. Segundo ela, foi a primeira vez que enfrentou problemas para votar no local.

“Cheguei 13h57, e meu esposo (que vota em outra seção) votou em 2 minutos. Agora, quase 1 hora e meia depois, que eu vou votar”, comentou.

Em entrevista ao Correio do Estado, Fabrício Diamante, fiscal do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) responsável pelo Colégio Dom Bosco, informou que duas urnas foram utilizadas na seção. A primeira travou e foi substituída, mas a urna que foi colocada no lugar chegou a travar outras três vezes.

O horário de encerramento das eleições era 16 horas. No entanto, eleitores que ainda estavam na fila durante este horário ainda tinham o direito de exercer o voto. Senhas foram distribuídas para organizar o término da votação. 

Na seção 24, do Colégio Dom Bosco, foram distribuídas 35 senhas para os eleitores prejudicados pela paralisação da urna. O último eleitor chegou ao local às 15h40, e as votações na seção só acabaram mais de uma hora depois, às 16h50.

Humberto Lapa Ferri, promotor da 36a zona, estava acompanhando a entrega das senhas. Para ele, o dia foi mais tranquilo do que o esperado.

"Fiquei responsável por 38 locais e apenas tivemos problema em uma ou duas localidades. Então não houve nada demais no decorrer da eleição que nos preocupasse", concluiu.