Logo Correio do Estado

AGENDA CULTURAL

Confira opções para roqueiros, sambistas e também para bebês

Com Péricles no Campão e Alcione no Buffet Ondara Palace, samba comanda o sábado; fim de semana ainda terá teatro para bebês, Pitty e Nando Reis juntos e oficinas gratuitas de artes cênicas no Sesc Cultura

7 OUT 2022 • POR Marcos Pierry • 10h30
A roqueira baiana e o ex-baixista dos Titãs sobem ao palco do Campão Cultural juntos para o show principal do evento, no domingo   LUCCA MIRANDA
A noite de amanhã será de forte apelo para quem tem samba no pé ou no coração. O cantor Péricles é o grande destaque da noite de abertura do Campão Cultural 2022, na Esplanada Ferroviária. E no Buffet Ondara Palace (Parque dos Poderes), Alcione apresenta “Tijolo por Tijolo”, seu mais recente show, com o qual celebra 50 anos de carreira.
 
O sambista paulistano sobe ao Palco Esplanada a partir das 21h40min. Antes, às 20h30min, o grupo Top Samba abre a noite do Campão dedicada ao gênero. E após a apresentação de Péricles, às 23h30min, um grande elenco de artistas locais encerra a grande celebração do samba: Sampri, Chokito, Banda Du Bibi, Juci Ibanez, Gideão Dias, Zé Carlos e Nega Bi.
 
Todos os shows e atividades do Campão Cultural são de acesso gratuito, inclusive a proposta de teatro para bebês do Grupo Sobrevento, que você confere mais adiante.
 
PITTY & NANDO
Jerry Espíndola abre a segunda noite do Campão, em apresentação, a partir das 20h30min, que servirá de aquecimento para o show em dupla de Pitty e Nando Reis, programado para 21h40min.
 
No palco com a roqueira baiana e o ex-Titãs estarão os músicos de ambos artistas. No repertório, também as canções dos dois, que serão interpretadas ora por um, ora pela outra e também em duo.
 
“Sempre admirei muito o trabalho do Nando e, em 2019, gravei uma versão para a música dele ‘Relicário’ para o programa ‘Saia Justa’, no GNT, no qual era apresentadora. Ele assistiu e mandou uma mensagem dizendo que tinha gostado muito, e aí começou uma conversa da gente, sobre possibilidades de fazermos parcerias e tal. Ele me chamou para participar da música ‘Um Tiro no Coração’, e, nessas trocas, tivemos a ideia de montar essa turnê”, diz Pitty.
 
“A construção de seleção de repertório fomos desenvolvendo desde que começamos a conversar. A gente foi tentando entender que músicas dialogavam e a gente percebeu que na verdade nossa obra dialoga muito, mais até do que imaginávamos”, conta Pitty.
 
“Primeiro fiz um setlist gigantesco, com todas as músicas dele, ouvi toda a obra dele, e aí sentei com [Paulo] Kishimoto [que divide a direção do show com a cantora baiana] e fomos fazendo uma peneira. Principalmente, que músicas se mesclam umas às outras de forma orgânica. Então, você vai ver no show que a gente fez um estudo de tonalidade para passar de uma música para a outra, um estudo de beat”, explica.
 
A roqueira adianta, ainda, o uso de “coisas eletrônicas” nos arranjos. “Vai ter sample, uma linguagem bem moderna de arranjo para a música e trazendo cada uma para o universo da outra. São músicas que as pessoas conhecem de um jeito que elas nunca ouviram”, promete Pitty.
 
“BAILARINA”
Você conhece algum espetáculo teatral totalmente voltado para bebês e crianças de até três anos de idade? A montagem existe, chama-se “Bailarina” e vai ser apresentada pelo grupo Sobrevento (SP), uma vez mais, dentro da programação do Campão Cultural, no Museu de Arte Contemporânea (Marco), que se localiza no Parque das Nações Indígenas.
 
Confira os horários: às 15h e às 17h, neste domingo, e às 9h, 10h30min, 15h e 17h na segunda-feira (10) e na terça-feira (11). Serão disponibilizados 90 lugares por sessão. Os ingressos devem ser reservados com antecedência por e-mail – info@sobrevento.com.br – e retirados até meia hora antes de cada sessão. As reservas caem 15 minutos antes de cada sessão, caso haja fila de espera.
 
 Cada bebê pode ter apenas um acompanhante. Se houver disponibilidade de lugares, a produção permitirá um acompanhante extra. Os espaços do Marco estarão preparados para receber os bebês, com assentos especiais, trocadores e brinquedoteca.
“Bailarina” já foi apresentado na Espanha e na França, além de todas as creches públicas de São Bernardo do Campo (SP).
 
No enredo, conforme a sinopse do espetáculo, uma mulher recebe de presente de sua filha uma caixinha de música com uma bailarina.
 
“Entre colares e a dança da bailarina, a mãe da garota se lembra dos sonhos esquecidos e abandonados e questiona o equilíbrio que buscou e que encontrou, mas que a afastou do risco, do medo, da queda e das emoções mais profundas que sua filha, agora, como quando pequena, teima em despertar”, informa a sinopse.
 
“Estamos muito felizes em levar esse espetáculo para Campo Grande. Dizemos que podemos ‘morrer’ tranquilos depois de ter feito teatro para bebês porque mudou a nossa maneira de fazer teatro, a nossa maneira de pensar o teatro. São poucas as oportunidades. Por isso, é um presente estar neste festival e saber que esse espaço foi criado”, enfatiza Sandra Vargas, diretora e atriz da peça.
 
UBU
Quem estiver circulando pelos shoppings com a criançada pode se deparar com o cortejo brincante do Grupo UBU. No sábado, às 15h, os performers do grupo estarão na Arena Bosque do Shopping Bosque dos Ipês, com “cantorias, adivinhas, brincadeiras e pequenas cenas recheadas de momentos lúdicos e resgates folclóricos”. No domingo, no mesmo horário, o UBU ocupa o Shopping Norte Sul Plaza com a mesma proposta.
 
OFICINAS
O Sesc Cultura abriga, amanhã, o evento InterAção – que contempla artes visuais, literatura, dança, teatro e música – oferece duas oficinas gratuitas.
 
“Ensaios para Dançar e Estranhar o Verbo Existir”, com Ralfer Campagna (dança), e “Os Caminhos da Cena”, com Ligia Prieto (teatro). Ambas começam às 14h. Os ingressos serão distribuídos gratuitamente uma hora antes, sendo 25 para dança e 20 para teatro.
 
CINEMAS
Entre as estreias nos cinemas de shopping center da Capital, entrou em cartaz “As Aventuras de Tadeo e a Tábua de Esmeralda”, de Enrique Gato.
 
Na trama do desenho animado, o personagem Tad parte em uma missão para reverter uma maldição que ele mesmo, por acidente, deflagrou. Consulte preços e horários.