Logo Correio do Estado

BALBÚRDIA INFANTIL Semana da criança: tempo de celebrar não diminui atenção e cuidado com pequenos Associações se unem em festa para criançada no Jd. São Pedro, lembrando a importância de estar atento às brincadeiras 11 OUT 2022 • POR LEO RIBEIRO (com assessoria) • 17h30
  Divulgação

Nesta quarta-feira (12) é celebrado, junto da data de Nossa Senhora Aparecida - e outras datas como os dias nacionais da Leitura e do Mar -, o Dia das Crianças. 

Vale lembrar que, para garantir a brincadeira, os pais precisam estar o tempo todo atento aos filhos. 

Ainda nesta terça-feira (11), alguns já realizam ações em celebração à infância, caso da iniciativa realizada pelo Associação de Moradores do Jardim Ouro Preto e Instituto Jardim de Deus. 

Na região, centenas de crianças aproveitaram a tarde desta quinta-feira para brincar em pula-pula, se divertir com personagens e aproveitar das comidas típicas de festa, além do bolo de 50kg. 

Com equipe de animação, pipoca, cachorro-quente e mais, o espaço estava preparado, inclusive com saquinhos de doces variados, para receber até 400 crianças. 

Foto: Divulgação

"Já é o terceiro ano, nossa festa, na verdade, fazemos essa iniciativa sempre no dia das crianças há 16 anos. De três anos para cá começamos a fazer pela Associação dos Moradores do Jd. Ouro Preto e Instituto Jardim de Deus, o qual sou presidente de ambos", explica Márcio do Carmo Vieira Lima. 

Esse evento conta com apoio da Energisa, Conveniência e Mercearia ZK e demais empreendimentos da região. 

"É trazer para as crianças uma lembrança boa, na melhor época da nossa vida, que é a infância, e também ensinar e educar através de projeto social", comenta o presidente da Associação e Instituição. 

Ele explica que quase todas as crianças presentes fazem parte do projeto, que contempla os pequenos com assistência e educação. 

"A maioria, 90% são crianças carentes da região, que passam dificuldades com problemas familiares; pessoas que vêm de famílias, às vezes, sem estrutura e, aqui na associação, a gente ensina dança, temos curso de literatura com Seu Arnaldo de Olegário, membro da Academia Brasileira de Letras e esnina, faz acompanhamento escolar e todo o trabalho para tentar dar um futuro para elas", pontua. 

Cuidado na brincadeira

Parceira do evento, a Energisa aproveita a semana da criança, para alertar aos pais para tentar evitar acidentes envolvendo a rede elétrica na hora da brincadeira.

Das pipas próxima da fiação, às tomadas e conectores domésticos, o coordenador de Saúde e Segurança da Energisa MS, Wagner Garcia Lima, comenta a característica exploradora da criança, que perpassa pelas variadas etapas do crescimento. 

Dados do  Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica 2022 - divulgado pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) - apontam que, em quase uma década, 342 crianças, de 0 a 10 anos, perderam a vida no Brasil vítimas de choque elétrico.

“Os riscos de acidentes elétricos são diferentes para cada faixa etária. Crianças menores precisam ser monitoradas o tempo todo para que não coloquem plugues na boca, não mexam, nem puxem fios, cabos ou extensões, nem coloquem objetos na tomada”, expõe Wagner Garcia.

Ele cita que os equipamentos eletrônicos não devem ser usados durante carregamento, e que, na hora de conectar aparelhos, os adultos devem estar atentos aos chamados Ts, que podem sobrecarregar e superaquecer as tomadas. 

“Não permita que crianças ou adolescentes escalem postes, nem entrem em uma subestação de energia na tentativa de resgatar pipas. O correto é soltar pipa longe da rede elétrica, em áreas abertas como campos de futebol e parques”, finaliza ele sobre a brincadeira do lado de fora.

Assine o Correio do Estado