Logo Correio do Estado

CAMPO GRANDE Temporada de chuva começa e tempo fechado segue até sábado Esta quarta-feira tem possibilidade de rajadas de vento de 60 km/h a 100 km/h; no fim de semana, há previsão de leve queda de temperatura em todo o Estado 12 OUT 2022 • POR Mariana Moreira • 08h30
Campo Grande ontem registrou fortes ventos; o volume de chuvas acumulado foi de 2,6 mm   Marcelo Victor

Com o prognóstico do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicando precipitação acima da média para este mês, o tempo fechado atrelado às chuvas deve prevalecer em Campo Grande até o sábado. 

Ainda nesta quarta-feira, todo Mato Grosso do Sul permanece sob o alerta de tempestades e rajadas de ventos de 60 km/h a 100 km/h.

O Inmet prevê, ainda, chuvas entre 30 mm e 60 mm, com chance de granizo em parte do Estado. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamento até as 11h de hoje. 

As chuvas mais regulares estão previstas para começar nesta primavera a partir da segunda quinzena deste mês, segundo o Inmet.

Em Campo Grande, a média de chuvas para este mês é de 150,6 mm, e há possibilidade de o acumulado ser superior neste ano. Do dia 1º até ontem, a Capital já registrou 7,8 mm de chuvas, conforme o Inmet, sendo 2,6 mm apenas ontem. 

As regiões norte, leste, oeste e parte do nordeste de MS devem ficar abaixo da média de chuvas em outubro. De acordo com o instituto, neste mês, as chuvas podem alcançar 180 mm no sul, 140 mm no norte e de 110 a 120 mm no nordeste do Estado. 

Segundo a meteorologista do Inmet Maitê Coutinho, o mês de outubro deve atingir a média de 177,5 mm de chuva no total do Estado. 

Apesar dos prognósticos do Instituto Nacional de Meteorologia indicarem que a precipitação neste mês terá tendência acima da média, a temperatura não deve cair no Estado, pelo contrário, o clima deve voltar às médias máximas de 33°C em todas as regiões de Mato Grosso do Sul.

Ao Correio do Estado, o meteorologista do Inmet Heráclio Alves explicou que, apesar da predominância da instabilidade na Capital e em todo o Estado, a queda de temperatura deve ser mais sentida apenas na região sul de MS. 

“A massa de ar quente continua atuando sobre Mato Grosso do Sul nos próximos dias, por enquanto, não haverá uma queda muito expressiva na temperatura. A previsão indica que um frio mais acentuado será registrado na região sul, com mínima de 13ºC”, afirmou Alves. 

PREVISÃO

De acordo com a previsão do Inmet, as mínimas em Mato Grosso do Sul devem oscilar entre 13ºC e 39ºC até o fim desta semana. O destaque será na região norte, com o termômetro marcando de 21ºC a 35ºC hoje e com a máxima chegando aos 39ºC no sábado. 

Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia , em Campo Grande, a mínima prevista é de 19ºC para esta quarta-feira, com a máxima estimada de 26ºC, céu nublado, com muitas nuvens, e possibilidade de chuvas e trovoadas. A umidade relativa do ar deve oscilar entre 70% e 100% ao longo do dia.

Para amanhã, é previsto que o termômetro em Campo Grande oscile entre 19ºC e 28ºC, tendência mantida até o fim de semana no município.

Na região sul do Estado, é esperada nesta quarta-feira a predominância do tempo nublado, com pancadas de chuva e trovoadas em Ponta Porã. A temperatura deve variar entre 15ºC e 23ºC. 

Já em Dourados os termômetros devem registrar de 17ºC a 25ºC nesta quarta-feira. Na região do Bolsão, em Três Lagoas, a mínima prevista para hoje é de 20ºC, e a máxima, de 35ºC. (Colaborou Judson Marinho)