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APRENDIZADO Crianças de Campo Grande aprendem sobre agropecuária sustentável O programa Agrinho busca despertar a consciência de cidadania nas crianças e jovens em fase escolar 12 OUT 2022 • POR Valesca Consolaro • 11h28
  Divulgação FAMASUL

Em Campo Grande, crianças da rede particular de ensino participam de programa que ensina formas de garantir alimentos saudáveis por meio da agropecuária sustentável, com o programa Agrinho. 

O projeto tem a proposta de despertar a consciência de cidadania nas crianças e jovens em fase escolar, tendo a ética e a sustentabilidade como linhas condutoras de abordagem. 

Conforme informado pelo próprio projeto em sua divulgação, há o foco na conexão campo-cidade e na busca por transformações da realidade local e de seus sujeitos sociais. 

Tradicionalmente, o Agrinho é desenvolvido no Ensino Fundamental (I e II) das escolas das redes pública e privada de Mato Grosso do Sul, em parceria com as Secretarias Municipais e de Estado de Educação.

O concurso “Programa Agrinho 2022" foi realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR/MS, em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (FAMASUL) e as secretarias municipais e estaduais de Educação. 

O programa contou com a participação dos alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Marista Alexander Fleming. 

Os estudantes tiveram que buscar sugestões para garantir alimentos saudáveis no estado, a partir das práticas agropecuárias mais sustentáveis. 

A proposta de envolver as crianças em tal temática parte do pressuposto de que elas não são pequenas demais para aprender sobre o assunto, podendo, inclusive, contribuir ativamente. 

Conforme divulgado, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental contribuíram com um desenho que representou a importância das práticas agropecuárias sustentáveis. 

Tânia Moreira Xavier, professora do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental, conta ter ficado surpresa com o empenho e a qualidade do desenho das crianças. 

“Mesmo com apenas seis anos de idade, eles conseguiram representar a importância da agropecuária para a vida de todos”, disse. 

“Outro trabalho que me chamou muito a atenção foi o dos alunos do 7º ano: eles representaram a vida na fazenda por meio de um enigma. Foram muito criativos e inteligentes”, finaliza a professora. 

Segundo o diretor do Colégio Marista Alexander Fleming de Campo Grande, José Carlos Pereira, esta é a primeira participação do colégio. 

“Estamos participando pela primeira vez com muita alegria porque acreditamos que é uma prática muito importante para estimular nos alunos a prática da pesquisa e a busca por conhecimento”, destacou. 

Saiba mais

O Agrinho é uma proposta baseada na interdisciplinaridade e na pedagogia da pesquisa, visando desenvolver a autonomia e a capacidade de professores e alunos de se assumirem como pesquisadores e produtores de novos conhecimentos.
 
Abordando temas relacionados à ética, saúde, meio ambiente, orientação sexual, pluralidade cultural, trabalho, consumo e temas locais, com foco na preservação ambiental, propõe uma ruptura com as propostas tradicionais que fragmentam o processo educacional.