Logo Correio do Estado

UNIÃO FAZ A FORÇA Judô une e ajuda irmãos a evoluírem Os três irmãos da família Demarco vêm representando Mato Grosso do Sul em competições nacionais da modalidade 13 OUT 2022 • POR Judson Marinho • 10h00
Ana Clara, Milena e José Marco mostram que o esporte de alto rendimento também pode ser praticado em família   JUDSON MARINHO

O incentivo ao esporte desde cedo proporcionou para os irmãos José, Milena e Ana Clara Demarco a união familiar por meio do judô. Os atletas estão envolvidos com a modalidade desde que o irmão mais velho ingressou nos treinos.

José Marco Pereira Leite Demarco, 19 anos, é atleta Sub-21 até 88 kg e foi o precursor da família no caminho do judô. Aos sete anos de idade, José, que já se interessava por diversos esportes, começou a ter aulas de judô na escola. 

Depois de disputar as primeiras competições da modalidade, o jovem virou aluno da academia Judô Moura, onde ele e suas irmãs, Milena e Ana Clara, treinam e representam o clube nos principais torneios juniores estaduais e nacionais.

Milena e Ana Clara, antes de subirem no tatame, tinham aulas de balé na escola, mas as aulas foram encerradas. O fim do balé fez com que as meninas se interessassem pelo esporte praticado pelo irmão.
“Eu fui o primeiro a treinar judô na família, logo em seguida a Ana [irmã mais nova] me acompanhava nos treinos e decidiu começar também. E depois de um tempo a Milena [irmã mais velha] se juntou a nós”, conta José Demarco. 

Medalhista em circuito mundial de judô na Espanha, o qual já disputou por quatro vezes, e com experiência em convocação para a seleção brasileira, José foi a inspiração para suas irmãs entrarem na modalidade. 

Mas, vendo o progresso de Milena e Ana Clara no esporte, o jovem reconhece o orgulho que tem delas. “No começo, elas me tinham como espelho, sempre procurei ajudá-las no judô, e hoje, ver elas em ascensão me deixa orgulhoso também”, declara.

Vivendo um grande momento no judô, Milena Maria Pereira Leite Demarco, 18 anos, atleta Sub-21 de 57 kg, começou a treinar na academia Judô Moura aos 10 anos. Em pouco tempo de treinamento, conseguiu bons resultados, ficando na terceira colocação no Brasileiro Regional na primeira vez que disputou a competição.

Milena ressalta a importância do apoio do irmão nas arquibancadas em duas de suas conquistas recentes, a Taça Brasil de Interclubes Sub-21, na qual foi medalhista de ouro, e o Brasileiro Sub-21, na qual ficou com a prata. 

“Eu conversava com o meu sensei [Marco Moura] que tinha duas pessoas o tempo todo falando comigo na luta, o meu sensei, que estava próximo do tatame, e o meu irmão, que estava na arquibancada”, conta.

APOIO MÚTUO

Ana Clara Demarco, 15 anos, está no Sub-18 até 66 kg e, dos irmãos, foi a atleta que começou mais cedo na modalidade, com cinco anos. Apoiada pela família, Ana já disputou, em sua categoria, competições de nível sul-americano, nacional e estadual. 

Sobre a ajuda que tem dos irmãos, Ana destaca o apoio que recebe. “Meus irmãos me ajudam bastante nos treinos físicos e também no mental, me motivando quando ganho ou quando perco”. 
E acrescenta: “Como eles são mais velhos, já viajaram e competiram mais vezes que eu, então eles me ajudam com a vivência deles, com bons conselhos”. 

Milena também explica como é a conversa entre os irmãos em tempo de competições importantes. “Nós conversamos bastante durante a competição, cada adversário nosso a gente estuda junto e nos ajudamos em todos os aspectos. Cada vitória de um de nós a gente compartilha, ficamos felizes um pelo outro”.

Dentro e fora dos tatames, a família consegue se entender em diversos sentimentos que o judô proporciona. “Treinamos diariamente juntos, já temos uma conexão e conhecemos um ao outro, percebemos quando um de nós não está bem, então é muito legal quando competimos juntos no mesmo dia”, explica José Marco.
Mesmo nas dificuldades, o apoio vindo dos irmãos é um incentivo para superar os obstáculos. “Eu venho de lesão, de duas cirurgias recentes e, durante a recuperação, pensei em parar com o judô, não estava querendo mais, mas elas me incentivaram todos os dias para não parar e continuar meu processo de adaptação a uma categoria nova”, relata o atleta.

BRASILEIRO SUB-21

Os três atletas representaram Mato Grosso do Sul neste mês, no campeonato Brasileiro Sub-21, que foi realizado no Rio de Janeiro (RJ).

Entre os irmãos Demarco, Milena foi a medalhista da vez, garantindo o segundo lugar e ficando com a prata, depois de chegar à final da categoria de 57 kg.

Essa foi a segunda vez que os irmãos viajaram juntos para a disputa do Brasileiro Sub-21. Em 2019, os atletas também conseguiram a classificação ao torneio. Mesmo 
ficando em fases eliminatórias anteriores à final, José e Ana Clara aumentaram a torcida por Milena no tatame carioca.

“Eu e a Ana não avançamos, mas, depois dos nossos resultados, já fomos para a arquibancada apoiar a Milena na disputa da final”, conta José. Milena também comenta sobre o apoio mútuo entre os irmãos. 

“Eles dois ali comigo, mesmo não tendo avançado, a gente fica chateado, porque sei o quanto eles querem também, mas eles ficaram todo o tempo ali comigo, apoiando nas lutas”, completa.

SAIBA

José e Ana Clara Demarco estão treinando para o Qualifying: Seletiva Nacional Projeto Paris 2024. A competição começa hoje, 
em Curitiba (PR). Os vencedores se classificam para a seletiva nacional da Olimpíada.